A Prefeitura de Indaiatuba inaugura no próximo sábado (2/8) o Pronto Atendimento Pediátrico de Indaiatuba (Papi). A cerimônia de entrega da unidade será comandada pelo prefeito Dr Custódio Tavares (MDB) a partir das 9h30, e contará com a presença de autoridades locais. A unidade de saúde oferecerá atendimento 24 horas e foi projetada para atender o padrão da Organização Mundial da Saúde (OMS) de um hospital “Amigo da Criança”.
Localizado na Avenida Nove de Dezembro o Papi funcionará em parceria com o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc) e a Unimax, e aumentará em mais de 50% a capacidade de acolhimento pediátrico no município. O serviço iniciará o atendimento no domingo, dia 3 de agosto.
Com a inauguração do Papi, damos mais um passo no compromisso de oferecer saúde de qualidade e humanizada às nossas crianças. “Esta nova unidade foi projetada dentro dos padrões da Organização Mundial da Saúde para ser um hospital ‘Amigo da Criança’, com ambiente acolhedor, estrutura adequada e equipe especializada para cuidar dos nossos pequenos com todo o carinho e atenção que merecem. Essa conquista é fruto de planejamento, investimento e, principalmente, respeito com as famílias de Indaiatuba”, destaca o prefeito Dr Custódio Tavares.
A secretária de Saúde de Indaiatuba destaca o aumento da capacidade de atendimento das crianças no município. “Julho é um mês em que o número de atendimentos pediátricos aumenta bastante por causa das doenças respiratórias, comuns nesta época do ano. Só neste mês, registramos 3.533 atendimentos infantis na UPA e no HAOC. Com o PAPI, passamos a contar com uma estrutura exclusiva e especializada, com capacidade para até 5.400 atendimentos por mês. Isso representa uma ampliação de 52,8% na nossa capacidade, o que vai desafogar outras unidades e garantir um atendimento mais rápido, eficiente e acolhedor para as nossas crianças”, informa a Drª Heloisa Salatino.
De acordo com o projeto da Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia, o Papi oferecerá três consultórios e farmácia interna; serviço de Raio X; um leito de isolamento; uma sala de urgência; duas salas de acolhimento; sala de procedimentos e coleta; sala de observação com capacidade de dez leitos, sendo um de estabilização, e também um posto de enfermagem.
As dependências da unidade contam, também, com uma recepção com espaço para espera, sanitários, sala de amamentação e fraldário; sala de assistente social; sala de utilidades, além de acesso de ambulância coberto, dependências administrativas e de apoio como descanso médico e de enfermagem e copa, entre outras dependências.
São 647m² de área construída e a reforma do prédio foi toda executada com mão de obra das secretarias de Obras e Vias Públicas e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.