A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) da Universidade de Campinas (Unicamp), promove neste sábado (30) mais uma edição da campanha de doação de sangue. A iniciativa acontece sempre no último sábado do mês e também permitirá o cadastro para doação de medula óssea.
As senhas para participar da ação podem ser obtidas no site da Fiec a partir desta quinta-feira (28). O atendimento será realizado das 8h30 às 12h.
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos e não estar em jejum. Jovens de 16 a 18 anos incompletos precisam de autorização formal dos responsáveis. Também é preciso evitar bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e fumar até 2 horas antes e depois do procedimento.
Todos os candidatos passam por avaliação da equipe do Hemocentro para confirmar a elegibilidade. Não podem doar pessoas que apresentaram sintomas de gripe, resfriados ou infecções nos últimos 14 dias, além de pacientes com histórico de sífilis, malária, doença de Chagas ou alcoolismo crônico. Situações de risco relacionadas a doenças sexualmente transmissíveis e a realização de endoscopia há menos de seis meses também impedem a doação.