Redação

Comissão de Ética vai discutir suposto fura-fila em exames citado por vereador de Santa Bárbara

Comissão de Ética vai discutir suposto fura-fila em exames citado por vereador de Santa Bárbara

Durante a sessão da última terça-feira (22), na Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, uma fala do vereador Rony Tavares (Republicanos) gerou polêmica e levantou questionamentos sobre possíveis irregularidades na fila para exames médicos no município.

Tavares afirmou ter levado uma lista com nomes de cerca de 30 pessoas que aguardavam agendamento de exames e, após sua solicitação, todas teriam sido atendidas. Ele aproveitou o momento para agradecer os secretários de Governo, Joel Cardoso, e da Saúde, Marcus Pensuti.

A declaração, no entanto, repercutiu negativamente. Críticos apontam que a situação pode configurar tráfico de influência, já que os pacientes supostamente teriam “furado a fila”, em detrimento de outros cidadãos sem ligações com vereadores ou membros do governo.

Diante da repercussão, a Comissão Permanente de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara anunciou que irá investigar o caso. O objetivo é esclarecer os fatos e apurar se houve quebra de conduta por parte do parlamentar.

Após o ocorrido, Rony Tavares se manifestou, alegando que sua fala foi equivocada. “Como estou acompanhando o andamento de exames de cerca de 30 pacientes, eles reportaram que foram agendados e esse agradecimento se faz por ter tido andamento e não por ter passado à frente, nada disso”, alegou.

A reportagem do JA procurou a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste para comentar o caso, mas até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.

COmpartilhe

Facebook
WhatsApp
X
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Política

13 ago 2025

A Prefeitura de Americana fará parte de um grupo de trabalho com as prefeituras de Paulínia e Cosmópolis para levantamento

Política

6 ago 2025

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) absolveu, por unanimidade, o vice-prefeito de Hortolândia, Cafu César (PSB), em julgamento realizado nesta terça-feira

Política

4 jun 2025

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), estará em Americana neste sábado (8) para cumprir agenda oficial e

Política

24 maio 2025

Neste sábado (24), Nova Odessa comemora seus 120 anos de história. Para marcar a data, o Portal Zero19, em conjunto

Política

7 maio 2025

O prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso (Republicanos), enviou à Câmara Municipal um projeto de reforma administrativa com o objetivo

Política

24 abr 2025

A deputada estadual Marta Costa anunciou, nesta quarta-feira (23), a destinação de R$ 500 mil em emendas parlamentares para a

Teatro Municipal Dr. Losso Netto recebe concerto da Sinfônica de Piracicaba em homenagem a Ernst Mahle

Teatro Municipal Dr. Losso Netto recebe concerto da Sinfônica de Piracicaba em homenagem a Ernst Mahle

A Temporada 2025 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba será marcada por uma homenagem especial ao maestro Ernst Mahle, que morreu em maio deste ano, aos 96 anos. Em meio às comemorações pelos 125 anos de fundação do conjunto, dois concertos comemorativos e a gravação de um álbum inédito com obras do compositor reverenciam sua contribuição à música brasileira.

As apresentações ocorrem no dia 16/08, às 19h30, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto.  A apresentação integra a programação do mês de aniversário da cidade. Confira a programação completa no link: https://abre.ai/pira258anos. Ingressos gratuitos com retirada antecipada no link https://megabilheteria.com/evento?id=20250808094925

A regência é do maestro titular e diretor artístico Knut Andreas, com participação do percussionista Rafael Peregrino como solista no Concerto para Marimba e Orquestra, obra de 2016 que teve estreia mundial pela Orquestra Sinfônica da Unicamp.

Maestro idoso de cabelos brancos e bigode, usando terno preto e gravata clara, rege com as mãos erguidas.
Ernst Mahle morreu no inicio deste ano aos 96 anos. – Foto Rodrigo Alves

O repertório inclui composições emblemáticas de Mahle ligadas ao regionalismo brasileiro, como a abertura da ópera O Garatuja, de 2005, baseada em romance de José de Alencar, e a Sinfonia Nordestina, escrita em 1976. A OSP apresenta ainda a Suite para Conjunto de Metais, de 2018.

Nascido em Stuttgart, Alemanha, em 1929, Mahle chegou ao Brasil em 1951 e fundou, com a esposa Maria Aparecida, a Escola de Música de Piracicaba (Empem), onde atuou como diretor por décadas. Compôs mais de 2.000 obras para diferentes formações e estilos, incluindo quatro óperas.

Segundo o maestro Knut Andreas, o legado de Mahle vai muito além da criação musical. Ele fundou uma instituição musical respeitada em todo o país e formou músicos que atuam no Brasil e no exterior, sendo um dos mais importantes compositores brasileiros dos séculos 20 e 21.

Maestro de terno escuro e camisa branca rege com batuta em um salão iluminado, com músicos desfocados ao fundo.
O maestro Alemão Knut Andreas – foto Nanah DLuize

A gravação do álbum com obras de Mahle será feita por Uli Schneider, produtor musical que já gravou a Osesp e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. O lançamento está previsto para o último trimestre de 2025, com tiragem de 500 CDs e distribuição também em plataformas digitais.

SERVIÇO – Concertos em homenagem ao maestro Ernst Mahle. Em Piracicaba: sábado, 16/08, às 19h30, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro). Ingressos gratuitos com retirada antecipada no link https://megabilheteria.com/evento?id=20250808094925