A PF (Polícia Federal) deflagrou, nesta terça-feira (30) a Operação Leafdown, destinada essencialmente ao combate do armazenamento e difusão de material de abuso sexual infantil, modalidades criminosas que tiveram um enorme aumento no último ano. Para tanto foram mobilizados policiais federais em todo o país, para o cumprimento de mandados de busca e apreensão, em vários estados da federação.
Em Piracicaba, os agentes federais cumpriram um mandado de busca que resultou na prisão em flagrante de um homem investigado. Com o acusado, os policiais encontraram mais de seis mil arquivos contendo material de abuso sexual infantil. O investigado vai responder pelo crime de armazenamento de material de abuso sexual infantil.
De acordo com a PF, o nome da Operação (Leafdown), faz referência ao trabalho investigativo de derrubada de usuários que atuam em ambiente cibernético específico para a aquisição de material de abuso sexual infantojuvenil quanto disponibilização desses arquivos para outros usuários/criminosos, inclusive de outros países.
A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. “A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes”, pontuou a PF.