Um homem de 32 anos foi preso em flagrante na tarde desta sexta-feira (21) após ameaçar sua companheira e familiares em um caso de violência doméstica no Jardim Nova Palmares, em Valinhos. O fato ocorreu na Rua dos Rubis, onde a vítima, uma mulher de 19 anos, relatou que o agressor, além de proferir ameaças, portava uma faca durante a discussão.
Segundo o Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Valinhos, a vítima afirmou que o homem já vinha praticando atos de violência de forma recorrente. Na madrugada do dia 21, ele iniciou uma discussão e fez ameaças contra ela. No período da tarde, por volta das 15h30, o agressor teria ameaçado novamente a jovem, sua mãe e sua filha de 1 ano e 5 meses. A mãe da vítima conseguiu retirar a faca das mãos do homem, e ambas se dirigiram a uma creche próxima para buscar a criança. Preocupada com a segurança, a direção da creche acionou a Guarda Civil Municipal e o Conselho Tutelar.
Os guardas municipais localizaram o suspeito durante patrulhamento e o conduziram à delegacia, onde o Delegado de Polícia determinou sua prisão em flagrante. O homem foi indiciado pelos crimes de ameaça (art. 147 do Código Penal) e violência doméstica (Lei Maria da Penha – Lei 11.340/06). A autoridade policial também representou pela decretação de prisão preventiva, alegando risco à integridade física da vítima e sua família. A vítima foi orientada sobre seus direitos e o juiz concedeu o direito a medidas protetivas. No entanto, o autor da ocorrência foi posto em liberdade após audiência.
Sala Lilás à disposição
A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Valinhos, por meio da GCM, oferece total apoio a vítimas de violência doméstica. Na sede da secretaria está instalada a Sala Lilás. Trata-se de um espaço reservado e preparado para atender mulheres e crianças depois de momentos traumáticos. “Nesse espaço temos todas as ferramentas para orientação e apoio. Além disso, nossos profissionais já conseguem fazer o direcionamento necessário para as redes de atendimento”, destaca a diretora de Estratégia e Segurança Escolar, Maristela Nader, também responsável pela Patrulha Guardiã Maria da Penha.