A Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas receberá, nesta sexta-feira, dia 02 de agosto, no Campus I, três renomados atletas paralímpicos e dois atletas-guia em sua pista de atletismo. São eles a lançadora de disco e arremessadora de peso Julyana Cristina da Silva; a corredora Kétyla Paula Pereira Teodoro e seu atleta-guia, Rodrigo Chieregatto; e o corredor Kesley Josué Pereira Teodoro e seu atleta-guia, Wendel de Souza Silva.
A atividade integra o Curso de Esporte Educacional Inclusivo promovido pela Associação Paraolímpica de Campinas (APC), dentro do Projeto Esporte Social, em parceria com a Universidade e a Prefeitura de Campinas entre os dias 31 de julho e 2 de agosto. O evento conta com o apoio da Fundação FEAC.
Sobre os Atletas
Julyana Cristina da Silva
Com uma trajetória inspiradora, Julyana teve a perna esquerda amputada devido a uma má-formação congênita e iniciou sua carreira no esporte paralímpico na natação em 2008, competindo nesta modalidade até 2012. No mesmo ano, migrou para o atletismo, nas provas de campo, após um convite de uma treinadora. Suas principais conquistas foram o bronze no lançamento de disco e no arremesso de peso nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e bronze no lançamento de disco nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.
Kétyla Paula Pereira Teodoro
Diagnosticada com Doença de Stargardt, que afeta a retina, Kétyla conheceu o esporte paralímpico no ensino médio, quando um treinador de um clube em Rondônia, onde vivia, buscava atletas para participar das Paralímpiadas Escolares de 2012. Ela conquistou bronze nos 400 metros no Mundial de Kobe 2024 e nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. Quem a acompanha é Rodrigo Chieregatto, que nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, conquistou o bronze nos 400 metros ao lado de Terezinha Guilhermina, bem como, novamente o bronze, na mesma categoria, nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, ao lado da própria Kétyla.
Kesley Josué Pereira Teodoro
Também portador da Doença de Stargardt, Kesley iniciou no atletismo inspirado por sua irmã Kétyla. Iniciou a sua carreira também nas Paralímpiadas Escolares e sua maior conquista foi o quarto lugar nos 100 metros nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Quem o acompanha é Wendel de Souza Silva, que conquistou a medalha de prata nas Paralímpiadas do Rio, em 2016, com Felipe Gomes, e ganhou uma medalha de ouro, no Mundial de 2013, na França, com a multicampeã Terezinha Guilhermina.
Curso de Esporte Educacional Inclusivo
O curso de esporte educacional inclusivo, promovido pela APC, em parceria com a PUC-Campinas e a Prefeitura de Campinas, com apoio da Fundação FEAC, tem como objetivo principal diversificar para incluir. A atividade oferece a todas as crianças e adolescentes a oportunidade de praticar esportes juntos, independentemente de gênero ou habilidades. O conteúdo do curso abrange áreas como o terceiro setor como área de atuação profissional, fundamentos e conceitos do esporte educacional inclusivo, planejamento e práticas pedagógicas inclusivas, cultura e práticas do movimento – atletismo, e modelos de avaliação, monitoramento e controle.
LOCAL: Faculdade de Educação Física | PUC Campinas | Campus I