Show inédito e gratuito para a população de Campinas: no domingo, dia 24 de novembro, às 17h, na Praça Arautos da Paz, tem Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC), com regência do maestro Carlos Prazeres, que convida, pela primeira vez, o cantor e compositor Xande de Pilares para tocarem juntos canções do seu repertório.
O evento é uma realização do Vivo Música, que leva shows gratuitos de grandes nomes da música para se apresentarem ao lado de orquestras em cidades de todo o país. Haverá transmissão ao vivo pelo link e interpretação simultânea em libras.
A Sinfônica de Campinas sobe ao palco com um repertório erudito que traz obras do compositor de ópera campineiro Carlos Gomes, e também de Heitor Villa Lobos e César Guerra-Peixe. E o cantor Xande de Pilares vai apresentar, com a sua banda, as músicas da turnê “Xande canta Caetano”. A abertura do show fica por conta do grupo Samba do Cosme, com um repertório de roda de samba e pagode.
“O Vivo Música é nosso projeto que reforça o apoio da marca à cultura em todo o Brasil, por meio de novas conexões artísticas, exaltando a pluralidade do país e seus artistas. Nesse segundo ano de projeto, estamos ampliando ainda mais o alcance, promovendo encontros nos palcos e com o público de forma genuína”, afirma Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.
Para o maestro Carlos Prazeres “é uma alegria e uma honra unir o som da orquestra à voz única de Xande de Pilares, um artista que transita com muita facilidade pela enorme diversidade da MPB”. “Esse encontro da Sinfônica de Campinas com Xande promete mostrar o poder da música em quebrar barreiras e unir a sociedade pela força da cultura”, afirma o regente titular da OSMC.
Já Xande de Pilares afirma estar feliz em voltar a Campinas. “É uma cidade que me conhece há bastante tempo. Já estive na cidade com o Revelação, com a minha carreira solo e agora o novo show ‘Xande toca Caetano’. Tocar com essa orquestra é uma grande novidade, gera bastante expectativa e um frio na barriga também. A nossa animação é grande e tomara que seja um dia inesquecível para todos nós!”
Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas é considerada uma das mais antigas do país. Foi a primeira a surgir fora de uma capital de Estado. Em 2014, surgiram documentos que comprovaram que ela foi criada em 1929, como Associação Symphonica Campineira.
A presença da orquestra na cidade transformou Campinas em rota indispensável para os principais programas sinfônicos e operísticos do país. Atualmente, tem como regente titular e diretor artístico o maestro Carlos Prazeres.
Maestro Carlos Prazeres
Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Carlos Prazeres é um dos mais requisitados maestros brasileiros de sua geração. É também regente titular da Orquestra Sinfônica da Bahia, desde 2011, e foi também regente assistente de Isaac Karabtchevsky na Orquestra Petrobras Sinfônica do Rio de Janeiro.
Já dividiu o palco com artistas eruditos como Antonio Meneses, Nelson Freire, Heléne Grimaud, Ilya Kaler, Gil Shaham, Maxim Vengerov, Ramón Vargas, Peter Donohoe, Jean-Louis Steuerman, Fábio Zanon, Augustin Dumay, entre outros. Convidado pelo maestro Wagner Tiso para atuar como maestro de sua série MPB & JAZZ, passou a desenvolver uma extensa atividade na música popular, acompanhando artistas como Gilberto Gil, João Bosco, Ivan Lins, Stanley Jordan, Milton Nascimento, Hamilton de Holanda, Yamandú Costa, entre outros.