Redação

Projeto de cineclube infantil realiza oficina com estudantes de escola pública em Campinas

Projeto de cineclube infantil realiza oficina com estudantes de escola pública em Campinas

Destinado especialmente a crianças de 04 a 10 anos, que estão começando a se abrir para arte do audiovisual, o projeto cineclubista Cine Infância tem uma agenda este ano de 32 sessões de exibição de filmes brasileiros, em 08 escolas públicas de Campinas. O projeto é realizado com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo.

Cada sessão do Cine Infância envolve, além da exibição de um curta-metragem brasileiro, uma roda de conversa planejada especialmente para o público infantojuvenil, ou seja, com atividades artístico-culturais que estimulem o pensamento crítico sobre as temáticas levantadas pelos filmes, mas com interação entre as crianças, de forma lúdica e bem descontraída.

Além das sessões de cinema, o Cine Infância contempla, ainda, a promoção de atividades formativas. Em Campinas, o projeto vai realizar uma oficina de exercícios de animação e filmagem com estudantes entre 08 e 11 anos da EMEF Padre Emílio Miotti, no Jardim Santa Lúcia, em Campinas, nos dias 20 e 27 de agosto. Serão beneficiados 30 alunos no total, divididos em duas turmas.

A atividade terá colaboração de profissionais do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. Dirigido pelos animadores Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi e prestes a completar 50 anos de atuação, o Núcleo desenvolveu uma didática própria para o ensino de animação através de oficinas. Entre obras autorais e produzidas em oficinas, já são mais de 300 filmes, o que situa o Núcleo de Animação de Campinas como um importante e dos mais atuantes polos de produção no país e do mundo neste segmento.

Neste formato de oficina, a escola se transforma num verdadeiro estúdio de animação por algumas horas. Os participantes experimentam a produção de uma sequência de desenho animado tradicional, a chamada animação 2D, de forma totalmente prática, em todas as suas etapas. Os desenhos são criados na mesa de luz, coloridos de modo artesanal e fotografados com aplicativo próprio no celular, na mesa de filmagem, para a criação do filme.

Animação é um dos formatos das obras que fazem parte do projeto Cine Infância, que priorizou a diversidade na seleção das produções. A maioria dos filmes que serão exibidos ao longo do ano integra o catálogo da tradicional Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, e foram selecionados priorizando diferentes abordagens estéticas, com documentários e ficção, além das animações, e abordando diferentes questões sociais, culturais, regionais, históricas, políticas e etnográficas, além de contarem com recursos de acessibilidade, como audiodescrição e Libras. “Temos uma seleção ampla também nas suas origens, com produções de São Paulo e Rio de Janeiro, bem como do Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina e Goiás”, comenta Fernanda Teodoro Viana, curadora e idealizadora do Cine Infância.  “A partir de um diálogo com a escola, definimos a obra a ser apresentada, que pode conversar com o projeto pedagógico, com o perfil dos alunos, enfim, a ideia do Cine Infância é proporcionar às crianças experiências estéticas acessíveis, ampliando seu repertório não somente com relação à arte, mas também ao contexto sociocultural brasileiro”, detalha Fernanda.

Por lei, desde 2014, a exibição de filmes de produção nacional integrada à proposta pedagógica da escola é componente curricular complementar obrigatório. “Mais do que isso, o contato com filmes brasileiros na infância faz com que as crianças vejam sua cultura, realidade e contradições retratadas. E a oficina vem para incentivar o protagonismo dessas crianças e jovens, no aspecto instrumental e técnico, mas também como criadores e narradores de suas próprias histórias”, completa Fernanda.

COmpartilhe

Facebook
WhatsApp
X
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

5 jan 2026

O espetáculo “O Andante” será apresentado nos dias 10 e 11 de janeiro de 2026, no Teatro Castro Mendes, em

Cidades, Cultura

5 jan 2026

Entre os dias 16 de janeiro e 1º de fevereiro, o Parque Monsenhor Bruno Nardini, na cidade de Valinhos, interior do Estado

Cultura

18 dez 2025

Em celebração ao Natal, bandas itinerantes se apresentam aos finais de semana deste mês no calçadão da Rua do Porto,

Cultura

12 dez 2025

O Engenho Central recebe de amanhã, sexta-feira, 12/12, a domingo, 14/12, o Festival das Tradições Brasileiras de Piracicaba, com diversas

Cultura

12 dez 2025

O Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus recebe neste fim de semana o musical O Mágico de Oz, apresentado pelo

Cultura

9 dez 2025

A primeira semana de Festividades Natalinas reuniu milhares de pessoas nas atrações oferecidas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de