Redação

Orquestra Sinfônica de Limeira apresenta concerto “Música em Movimento”

A Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) apresenta na próxima quinta-feira (14), às 20h30, o 6º Concerto da Série Aliança, “Música em Movimento”. O espetáculo será no Teatro Vitória. Sob direção artística e regência do maestro Rodrigo Müller, o programa de agosto celebra três nomes fundamentais da música: Beethoven, Mozart e Ravel. Eles representam diferentes momentos em que a música se coloca em movimento, seja pelas ideias, pelas emoções ou pela força da história. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada) e estarão disponíveis para compra na bilheteria do Teatro Vitória.

O concerto terá participação do renomado clarinetista brasileiro Luciano Pereira. Doutor em música pela USP, mestre pela Unicamp e bacharel pela Unesp, Luciano tem formação complementar no Conservatório de Tatuí. É especialista em performance histórica com clarinetes antigos, atua em diversos grupos de câmara e é professor do Conservatório de Tatuí.

Este espetáculo é uma realização da Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira (SPSL) e do Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, Política Nacional Aldir Blanc e Cultura Viva. O evento conta com o patrocínio Diamante da BRK Limeira, patrocínio Ouro da CP Kelco e Unimed Limeira, patrocínio Bronze da Cátion, apoio cultural da Printmore, Peixinho Relojoaria, Bia Mota Fotografia, Picture Design e Artisan Du Gelee.

Beethoven, Mozart e Ravel

Abrindo o programa, a Osli apresenta Ludwig van Beethoven. Profundamente influenciado pela filosofia, pela literatura e pelas questões políticas de seu tempo, o compositor é exemplo claro de um artista engajado. Sua famosa Sinfonia Eroica, inicialmente dedicada a Napoleão Bonaparte, teve a dedicatória retirada quando o general se autoproclamou imperador em 1804. A frustração com a traição dos ideais revolucionários ecoa em outras obras, como na Abertura Egmont.

Composta para a peça homônima de Goethe, a obra homenageia o Conde Egmont, nobre flamengo que resistiu à tirania espanhola e foi executado por isso. A música de Beethoven carrega sua indignação diante da opressão e celebra aqueles que, como Egmont, têm a coragem de lutar por um mundo liberto de déspotas.

O espetáculo segue com o Concerto para Clarinete em Lá Maior, K. 622, de Wolfgang Amadeus Mozart, uma de suas últimas composições e um marco do repertório clássico. Escrita em Viena, em 1791, para o clarinetista Anton Stadler, a obra destaca-se pela fluidez entre solista e orquestra e pela elegância de suas linhas melódicas.

Encerrando a noite, o programa celebra os 150 anos de nascimento de Maurice Ravel (1875–1937), homenageando o compositor com sua obra mais célebre: o icônico Bolero, escrito entre julho e outubro de 1928. Estruturada sobre um ritmo constante e uma melodia repetitiva, a peça evidencia a genialidade de Ravel na orquestração em camadas, resultado que consagrou Bolero como uma das composições mais emblemáticas do século 20.

A obra surgiu a partir de um pedido da dançarina Ida Rubinstein, que desejava um balé de inspiração espanhola. Ravel chegou a considerar a adaptação de trechos de Iberia, conjunto de peças para piano de Isaac Albéniz, mas ao não conseguir os direitos de arranjo, optou por compor uma peça original. Assim nasceu o inconfundível Bolero.

COmpartilhe

Facebook
WhatsApp
X
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

26 set 2025

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, realiza na tarde do domingo, 5 de outubro, a primeira Feira Literária

Cultura

24 set 2025

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba encerra a programação de setembro com a turnê de lançamento do seu novo álbum Música

Cultura

23 set 2025

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abriu inscrições para o 54º Salão de Arte Contemporânea (SAC). As

Cotidiano, Cultura

18 set 2025

Crianças a partir dos 6 anos e adolescentes até os 14 anos de idade poderão participar gratuitamente em Valinhos de

Cultura

18 set 2025

A programação de concertos promovidos pela Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba (Amosi) segue nesta semana com dois encontros: Recital

Cultura

16 set 2025

A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) convida o público para uma viagem pelo universo da sétima arte em seus concertos