A Galeria Municipal de Artes ‘João do Monte’, em Valinhos, que em 2025 celebra seus 35 anos de atividades, está com as portas abertas para receber o público e apresentar a ‘Mostra Cultural entre Nações’ que reúne, até o dia 31 de Outubro, 30 obras de 11 artistas nos estilos acadêmico, realismo, abstrato, cubismo e Naïf (do francês, arte ingênua). A mostra conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Fazem parte da exposição os artistas Jacinta do Monte, que é filha do fundador da galeria, o artista português João do Monte, e Fernando Poli, ambos idealizadores da mostra; de Ênio Cézar; Eliete Tordin; Gisele Fessel; Adelaide Muza; além do casal cubano Yoel Rodríguez e Lira Reyes Rodríguez. De Montevidéu estará Estela Romero que está no Brasil especialmente para a Mostra.
Também integram a exposição obras de João do Monte e de seu primo Antônio Poteiro, também de nacionalidade portuguesa, celebrado na mostra em comemoração ao seu centenário de nascimento, em 10 de outubro de 1925, um expoente da arte primitivista no Brasil, tanto na escultura como na pintura.
“Convidamos você a se juntar a nós nesta festa de cores, formas e histórias, onde a arte é a protagonista. Esta mostra não apenas reverencia os 35 anos da Galeria João do Monte, mas celebra a amizade e a união entre artistas de diferentes partes do mundo, promovendo um intercâmbio cultural que enriquece a todos nós. Venha visitar a belíssima exposição e fazer parte deste momento único”, convida Jacinta.
No lançamento da mostra, no último dia 13, o secretário de Cultura e Turismo, Fabricio Bizarri, destacou a relevância da Galeria Municipal. “A Galeria João do Monte é um símbolo da identidade cultural de Valinhos e um espaço que conecta nossa cidade ao cenário artístico internacional. Esta Mostra entre Nações reflete o espírito acolhedor e plural de Valinhos, reafirmando nosso compromisso em valorizar artistas locais e promover o diálogo com diferentes culturas por meio da arte”, afirma o secretário.






