Redação

Festival CRIE como quem LUTA oferece ao público 5 oficinas gratuitas em Campinas

Festival CRIE como quem LUTA oferece ao público 5 oficinas gratuitas em Campinas

Apresentações culturais e oficinas gratuitas marcam a 3ª edição do Festival CRIE como quem LUTA, que será realizado em Campinas entre os dias 30/08 e 06/09. Pelo menos 5 oficinas serão oferecidas ao público e as inscrições devem ser feitas até o dia 28/08, por meio deste formulário. Na grade, estão encontros voltados para o despertar da arte em áreas diversas, como a poesia, a dança, as acrobacias e a gestão cultural. As vagas para as oficinas são limitadas, por isso é fundamental fazer a inscrição previamente. 

O Festival CRIE como quem LUTA, realizado pelo Coletivo Caju Cultura, tem como objetivo valorizar as mulheres artistas do estado de São Paulo, trazendo para diversos pontos de Campinas projetos realizados por mulheres. As oficinas que serão oferecidas vêm com o objetivo de levar aprendizado e troca de experiência entre as participantes. Júlia Conterno, integrante do coletivo, conta que a expectativa para o festival é enorme e que as oficinas são uma parte fundamental dele. “É uma troca muito grandiosa para quem participa, que nos permite enxergar novas possibilidades de atuação”, defende Júlia.

O Festival CRIE como quem LUTA será realizado de 30/08 a 06/09 e durante os oito dias de atividades, oferecerá ao público nove eventos artísticos, cinco oficinas e um debate. A sinopse de cada atividade pode ser acessada na página do Coletivo Caju Cultura na internet, que é a www.cajucultura.art.br. Paralelamente a isso, oito artistas do Estado de São Paulo estarão vivenciando a residência artística, grande destaque desta edição do festival. Selecionadas nas modalidades de dança, circo, teatro e música, elas irão criar coletivamente uma apresentação artística, para ser apresentada no último dia do festival. Cristiane Taguchi, atriz e gestora cultural integrante do Coletivo Caju Cultura, reforça a importância desta ação. “Acreditamos muito no talento dessas artistas e a nossa expectativa é de proporcionar momentos potentes de encontro e criação coletiva. Queremos dar voz a elas”, reforça Cristiane.

Sobre a Caju Cultura:

O coletivo feminista Caju Cultura foi fundado em 2017 por mulheres que atuam em gestão cultural, criação e atuação em artes da cena e na produção de conhecimento na área da cultura. É formado atualmente por Cristiane Taguchi, Júlia Conterno, Ju Kaneto e Juliana Saravali. 

Em sua trajetória, o coletivo participou do XI Encuentro Internacional de Mujeres x la cultura (Mar del Plata, Argentina, 2023), II Encuentro Internacional Mujeres Trabajadoras de las Culturas y las Artes (Montevidéu, Uruguai, 2019), entre outros, além da publicação do texto “Mulheres que trabalham na cultura com ESTÔMAGO, PUNHO e CORAÇÃO” (Revista LabCenas, Vol. 1, no. 1 – 2021), idealização e produção do Festival CRIE como quem LUTA – 1ª e 2ª edições, realização de encontros abertos de discussão sobre temáticas ligadas à cultura, realização de consultoria e atividades formativas voltadas a planejamento estratégico de grupos e coletivos culturais. 

O Coletivo Caju Cultura também atua de forma contínua na produção e gestão de grupos e projetos culturais de diversas linguagens artísticas, além de prestar serviço na área de elaboração de projetos para editais e leis de incentivo.

COmpartilhe

Facebook
WhatsApp
X
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

5 jan 2026

O espetáculo “O Andante” será apresentado nos dias 10 e 11 de janeiro de 2026, no Teatro Castro Mendes, em

Cidades, Cultura

5 jan 2026

Entre os dias 16 de janeiro e 1º de fevereiro, o Parque Monsenhor Bruno Nardini, na cidade de Valinhos, interior do Estado

Cultura

18 dez 2025

Em celebração ao Natal, bandas itinerantes se apresentam aos finais de semana deste mês no calçadão da Rua do Porto,

Cultura

12 dez 2025

O Engenho Central recebe de amanhã, sexta-feira, 12/12, a domingo, 14/12, o Festival das Tradições Brasileiras de Piracicaba, com diversas

Cultura

12 dez 2025

O Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus recebe neste fim de semana o musical O Mágico de Oz, apresentado pelo

Cultura

9 dez 2025

A primeira semana de Festividades Natalinas reuniu milhares de pessoas nas atrações oferecidas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de