Redação

Campinas celebra 100 anos de cinema com exposição inédita no MIS

Campinas celebra 100 anos de cinema com exposição inédita no MIS

Campinas convida a todos para uma verdadeira viagem pela sua história cinematográfica, com a abertura da exposição “Campinas 100 Anos de Cinema”, no próximo dia 26 de abril, a partir das 10h, no Museu da Imagem e do Som (MIS-Campinas).

A mostra é uma realização da CTAv (Câmara Temática do Audiovisual de Campinas), com recursos viabilizados por emenda impositiva do vereador Paulo Búfalo, destinada ainda em 2023, ano do centenário, e apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Após mais de dois anos de trabalho intenso — entre pesquisa, desenvolvimento e adequações do espaço — a exposição será aberta ao público com entrada gratuita. Composta por 13 painéis informativos, quatro instalações interativas e o Cine Fênix, a menor sala de cinema de Campinas, a exposição oferece uma experiência imersiva para todas as idades. Um dos destaques é a curadoria audiovisual que reúne quatro horas de curtas-metragens produzidos ao longo das últimas oito décadas em Campinas, celebrando a produção local.

“A história do Cinema de Campinas é fantástica e é também uma história do Cinema do Brasil. Esta é a primeira vez que o grande público terá acesso a ela de uma maneira mais lúdica e visual”, afirma Diego Ruiz de Aquino, um dos curadores da exposição.

Segundo Mariana Atauri Maurer, responsável pelo projeto expográfico, o processo enfrentou diversos desafios:

“No entanto, a limitação de recursos não limitou a criatividade, que nos permitiu entregar uma exposição muito bem estruturada, que com certeza ficará como um patrimônio para a cidade de Campinas”.

A programação de inauguração no dia 26 de abril começa às 10h, com uma apresentação especial sobre os 100 anos de cinema na cidade. Às 11h, o público será convidado a participar de uma visita guiada pelo espaço expositivo.

Entre os atrativos estão também uma Linha do Tempo, um Jogo das Memórias e um painel interativo com todos os cinemas que já ocuparam o centro de Campinas, resgatando memórias afetivas e urbanas dos moradores.

A exposição marca ainda a abertura da programação da Semana Amilar Alves 2025, evento que chega à sua 8ª edição, com foco na preservação e difusão da história do audiovisual de Campinas. Neste ano, o tema da Semana Amilar Alves é “Preservar um Futuro”, propondo reflexões sobre a importância dos acervos audiovisuais. Ela vai ocorrer a partir de 29 de maio, também com atividades gratuitas e a programação completa será divulgada em breve nos canais do CTAV (https://www.instagram.com/ctavcampinas).

COmpartilhe

Facebook
WhatsApp
X
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

5 jan 2026

O espetáculo “O Andante” será apresentado nos dias 10 e 11 de janeiro de 2026, no Teatro Castro Mendes, em

Cidades, Cultura

5 jan 2026

Entre os dias 16 de janeiro e 1º de fevereiro, o Parque Monsenhor Bruno Nardini, na cidade de Valinhos, interior do Estado

Cultura

18 dez 2025

Em celebração ao Natal, bandas itinerantes se apresentam aos finais de semana deste mês no calçadão da Rua do Porto,

Cultura

12 dez 2025

O Engenho Central recebe de amanhã, sexta-feira, 12/12, a domingo, 14/12, o Festival das Tradições Brasileiras de Piracicaba, com diversas

Cultura

12 dez 2025

O Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus recebe neste fim de semana o musical O Mágico de Oz, apresentado pelo

Cultura

9 dez 2025

A primeira semana de Festividades Natalinas reuniu milhares de pessoas nas atrações oferecidas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de