Campinas recebe nesta sexta-feira (5) o BikeCine, cinema itinerante que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelas pedaladas do próprio público. A sessão gratuita e ao ar livre será realizada na Estação Cultura, com patrocínio da Ecolab, líder global em sustentabilidade, que oferece soluções e serviços voltados à gestão da água, higiene e prevenção de infecções.
Os ingressos ficam disponíveis on-line para o público pelo site https://bikecine.com.br/ e também serão distribuídos presencialmente no local, uma hora antes do evento.
A programação começa com uma sessão de curtas para todas as idades. Em seguida, será exibido o longa “Saneamento Básico, o Filme”, comédia naciona do cineasta Jorge Furtado. Todos os filmes exibidos contam com recursos de acessibilidade.
Para todos os públicos
No BikeCine, o público pode escolher de onde e como prefere assistir aos filmes: acomodado na plateia de 150 cadeiras ou pedalando nas estações de bicicletas e participando ativamente do funcionamento da sessão. No total, são 16 estações que captam a energia gerada pelos ciclistas: 12 bicicletas fixas e quatro bases para acoplar as bicicletas trazidas pelo próprio público. Durante as sessões, os participantes podem fazer revezamento nas pedaladas, para descansar e para que todos possam vivenciar a experiência.
É possível também colaborar pelo “pedal de mão”, recurso planejado especialmente para a diversão das crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, promovendo maior inclusão para participação.
A tecnologia também está presente na projeção das imagens: a exibição dos filmes é feita na tela inflável da Airscreen, equipamento com tecnologia que oferece alta qualidade para cinemas ao ar livre.
O projeto Festival BikeCine em Campinas é realizado com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Ecolab, apoio AT Cultural, Prefeitura de Campinas, Ciclo Ativo, EMDEC, produção BikeCine.






