Redação

Adonópolis recebe lançamento literário infantil duplo neste sábado em Americana

Adonópolis recebe lançamento literário infantil duplo no dia 24

A turnê de lançamento dos livros infantis publicados pela Editora Adonis ‘O desafio de Canguri’ e ‘Calma, Martim! Foi só um dia ruim…’, escritos por André Luís Oliveira, está chegando à Adonópolis. Depois de Ribeirão Preto, o escritor fará o lançamento em Americana, neste sábado (24), às 14 horas. Para a participação gratuita no evento que terá contação de histórias e dinâmicas brincantes, além da sessão de autógrafos e bate-papo com o escritor, é necessária a inscrição antecipada no site <www.adonopolis.com.br/#agenda>.

Em ‘O desafio de Canguri’, André Luís Oliveira repete a parceria com o ilustrador Júnior Caramez, assim como em livros como ‘O maior campeonato de todos os tempos’, distribuído por meio de uma empresa a comunidades carentes. ‘Calma, Martim! Foi só um dia ruim…’ marca a estreia do escritor em trabalho com o ilustrador André Cerino.

O primeiro livro, assim como a capital da França, também foi tomado pela atmosfera olímpica. “O tema central é tratar, de certa maneira, a relação familiar. O pano de fundo são as Olimpíadas nas Savanas Australianas. Eu gosto muito de trabalhar com fábulas, com personagens bichos. A criança tem fascínio por esse universo. A ideia é trazer a simbologia de cada bicho”, explica. “Enquanto os bichos começam a chegar e a se preparar para o evento, o protagonista tem um dilema: a família aceitar o que não é uma tradição dos cangurus, o boliche, em vez do salto, no qual o pai é campeão. A literatura tem essa vantagem, ela permite a fantasia, já que o boliche não é um esporte olímpico”, acrescenta.

A publicação também possibilita o trabalho de várias questões em sala de aula. “Esse livro permite ao educador trabalhar temas como convivência, diferenças, habilidades…”, sugere. A história de ‘O desafio de Canguri’ também pode envolver a família. “O desafio não é só ir bem nas Olimpíadas da Bicharada, é trabalhar com a família que a criança, assim como o personagem, deve fazer aquilo que a faz feliz”.

O segundo lançamento mostra que a sorte do personagem, que teve um dia ruim, pode mudar, e também convida à reflexão. “É um retrato de várias crianças, até porque eu trabalho em escola. Há crianças que são muito habilidosas, que têm êxito em tudo que fazem, seja no Esporte; nas Artes; na própria escola, na parte acadêmica. Então, eu quis brincar um pouco com uma criança, sempre muito festejada e querida por isso, e que, de repente, começou a se achar melhor que todo mundo, subestimando os amigos”, revela. “Na história, um jogo de futebol acaba sendo um divisor de águas. Com isso, o personagem Martim vai refletindo sobre a importância da relação com os amigos, de ter empatia, não se achar melhor que os outros”, conta.

COmpartilhe

Facebook
WhatsApp
X
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

5 jan 2026

O espetáculo “O Andante” será apresentado nos dias 10 e 11 de janeiro de 2026, no Teatro Castro Mendes, em

Cidades, Cultura

5 jan 2026

Entre os dias 16 de janeiro e 1º de fevereiro, o Parque Monsenhor Bruno Nardini, na cidade de Valinhos, interior do Estado

Cultura

18 dez 2025

Em celebração ao Natal, bandas itinerantes se apresentam aos finais de semana deste mês no calçadão da Rua do Porto,

Cultura

12 dez 2025

O Engenho Central recebe de amanhã, sexta-feira, 12/12, a domingo, 14/12, o Festival das Tradições Brasileiras de Piracicaba, com diversas

Cultura

12 dez 2025

O Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus recebe neste fim de semana o musical O Mágico de Oz, apresentado pelo

Cultura

9 dez 2025

A primeira semana de Festividades Natalinas reuniu milhares de pessoas nas atrações oferecidas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de