Redação

Volta do Chapadão expõe raridades e homenageia piloto histórico de Campinas

Volta do Chapadão expõe raridades e homenageia piloto histórico de Campinas

Neste domingo, 27 de julho, a 8ª Volta do Chapadão resgatou a histórica prova que colocou a cidade no calendário do automobilismo mundial em 1935. A exposição de carros antigos na Torre do Castelo e o circuito montado na rua João Erbolato tiveram como estrelas da exibição os veículos Ford Speedster 1928 e Ford V8 1932.  Os fãs de carros antigos e de velocidade, compareceram em grande número para prestigiar o evento, aberto ao público.

 A edição de 2025 homenageou os 90 anos da primeira corrida disputada por Benedito Lopes, o “Campineiro Voador”, que construiu uma trajetória vitoriosa nas pistas do Brasil e no exterior. Com a presença de diversas gerações, o evento reuniu carros raros, música ao vivo, fast food e centenas de apaixonados pelo automobilismo. A realização foi do Clube Automobilismo Histórico de Campinas, com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer.

Clássicos e nostalgia

Veículos como o Ford Speedster 1928, Ford V8 1932, Fusca, Opala Especial e Puma foram os grandes protagonistas da exposição no alto do Bairro Castelo, que contou com aproximadamente 40 modelos, todos previamente selecionados, ativando a memória afetiva de muitas famílias que prestigiaram a 8ª Volta do Chapadão.

 Além dos carros, o grupo Mulheres Empreendedoras levou gastronomia retrô ao evento, vendendo delícias que marcaram a infância de quem viveu os anos 1970 e 80.

O ponto alto foi a exibição de seis carros Ford, principalmente do ano de 1928, que aceleraram no percurso montado na rua João Erbolato. O público de emocionou, vibrou e aplaudiu os pilotos participantes da “prova” durante aproximadamente 15 minutos, cumprindo parte do trajeto da corrida disputada em 1935.

O resgate

Ronaldo Topete, organizador da 8ª edição da Volta do Chapadão, valorizou o resgate histórico desse encontro. “Nossa ideia, além de valorizar a memória do Benedito Lopes, é reunir pessoas que gostem da história da velocidade em Campinas. É uma viagem no tempo misturando esporte, cultura, gastronomia e música”, afirmou.

 O secretário de Esportes e Lazer em exercício, Eduardo Moraes, que acompanha o evento desde sua criação, enalteceu a importância de Benedito Lopes no cenário do automobilismo nacional .

“A iniciativa é mais que oportuna e precisa ser realizada todos os anos para conhecimento das novas gerações. Benedito Lopes é uma referência cultural na história do automobilismo da cidade”, disse Moraes.

O evento não só consolida a importância de verdadeiras joias automobilísticas para quem ativa registros marcantes do passado, como dá oportunidade para a nova geração descobrir experiências incríveis. 

A família Della Corte, o pai Marcus e o filho Pietro, é proprietária de um Ford Speedster 1928 e converge para a mesma paixão. “ O número 23 do Ford Speedster é alusivo à data do nascimento dele”, lembrou Marcus. Segundo o filho Pietro,  é prazeroso participar de eventos que valorizam a história do automobilismo. “ Eu gosto muito do ambiente, fico atento às novidades e procuro aprender sempre. É uma paixão que descobri com meu pai”, explicou Pietro. 

Já Osmir Alves, coordenador de eventos da Secretaria de Esportes e Lazer, celebrou o impacto cultural do automóvel. “A Volta do Chapadão não é apenas um evento, é uma plataforma de memórias que conecta gerações com a identidade de Campinas no esporte”, expressou Osmir.

 Expondo o Fusca 1972, Chicão Bensuaski não se conteve. Levou junto com o carro para a exposição, o troféu do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto, da temporada de 2009. “É uma relíquia que faz parte da minha vida, juntamente com o carro. São conquistas que marcam a nossa trajetória e hoje viemos homenagear o “Campineiro Voador”, precursor de tudo isso”, concluiu Chicão.

 Legado 

Criada em 1935, antes mesmo da inauguração de Interlagos, a Volta do Chapadão teve como vencedor em 1937 o piloto campineiro Benedito Lopes — que ganhou destaque internacional ao competir com um Alfa Romeo adaptado, vencendo corridas no Brasil e em Portugal.

Desde então, sua trajetória inspirou a institucionalização, por lei municipal, do último domingo de julho como o “Dia do Antigomobilista Benedito Lopes”.

COmpartilhe

Facebook
WhatsApp
X
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

24 jul 2025

Santa Bárbara d’Oeste será a primeira cidade do Brasil a receber a imagem peregrina de São Miguel Arcanjo, vinda diretamente

Cidades

23 jul 2025

Professores da rede municipal de ensino de Santa Bárbara d’Oeste decidiram, nesta terça-feira (22), entrar em estado de greve. A

Cidades

23 jul 2025

Na entrega das 208 moradias do Residencial Ipê Branco o prefeito Gustavo confirmou a realização de duas obras viárias de

Cidades

22 jul 2025

A Prefeitura de Paulínia sancionou nesta semana a lei que cria a Virada Tecnológica, um evento anual que será realizado

Cidades

17 jul 2025

As ruas da região do bairro Chácaras Areal Já estão recebendo iluminação LED. A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da

Cidades

17 jul 2025

A região de Campinas se encontra, atualmente, no mapa de risco de alerta para incêndios, segundo a Defesa Civil do