A Prefeitura de Campinas informa que os 25 parques e bosques da cidade estão abertos nesta terça-feira, 31 de dezembro, porque o índice acumulado de chuva em 72 horas, em todas as regiões da cidade, foi inferior a 80 milímetros.
Quando o índice chega a este nível durante o período de 72 horas, segundo o Setor de Monitoramento e Alertas da Defesa Civil, a medida é fechar os parques e bosques porque são áreas bem arborizadas e, mesmo com manejo das árvores, o solo fica encharcado e mesmo árvores saudáveis podem cair.
Os 25 parques foram fechados às 8h da última sexta-feira, 27 de dezembro. Na segunda-feira, 30, foram reabertos 12 parques, exceto 13 que ficam nas regiões Sul e Sudeste. E nesta terça todos estão reabertos. A medição do índice de chuvas é feito para definir se os parques devem ser fechados está sendo feito de forma regionalizada desde 11 de dezembro deste ano, utilizando dados pluviométricos em todas as regiões.
Força-tarefa nas chuvas
A força-tarefa reúne a Defesa Civil e as secretarias que atuam diretamente no caso de ocorrência de eventos climáticos extremos: Serviços Públicos, Desenvolvimento e Assistência Social, Habitação/Cohab e Emdec (Empresa de Desenvolvimento de Campinas). Outras secretarias estão de sobreaviso para atuar caso necessário.
Serviço
– Ligue 199 para alagamento, inundações e quedas de árvores
– Ligue 118 para emergências de trânsito
– Ligue 193 para situação de emergência
– Ligue 156 para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores