Redação

São Pedro é palco de recorde paulista de voo livre com voo de 265 km de distância

São Pedro é palco de recorde paulista de voo livre com voo de 265 km de distância

Localizada na encosta da Serra do Itaqueri, rodeada por natureza exuberante e a cerca de 200 km de São Paulo, a Estância Turística de São Pedro, conhecida por sua beleza natural e atrativos culturais e gastronômicos, se firmou como um destino de referência para pilotos de todo o Brasil em busca das condições ideais para a prática do voo livre. No início de março, a cidade foi palco de grandes voos em dois dias consecutivos e do recorde paulista.

No dia 6 de março, o piloto Gilberto Silva da Costa, natural de São Pedro, atingiu a marca de 201 km de distância. Já no dia seguinte, o piloto paulistano André Fernandes superou o feito, decolando da rampa leste num voo de impressionantes 265 quilômetros, realizado em cerca de seis horas.

O Estado de São Paulo conta com mais de 40 rampas de voo livre oficiais, regulamentadas por órgãos públicos e entidades da área. Nelas, no total, foram realizados 72.256 voos livres registrados em 2024, segundo o site XC Brasil. Abundante em verde, São Pedro conta com 611.272 quilômetros quadrados de área, oferecendo paisagens deslumbrantes que atraem aventureiros e amantes dos esportes aéreos. A cidade atualmente possui três rampas regulamentadas: a Rampa Leste, a Rampa do Cristo (de quadrante SO) e a Rampa do Celeiro (quadrante NE). Além dessas rampas, há a Rampa do Raymundo (quadrante NO) em vias de oficialização e a famosa Rampa Sul (quadrantes S e SE), palco de grandes voos e grandes públicos. Em 2024, a cidade registrou cerca de 2000 voos livres, mas espera aumentar consideravelmente esses números, com o objetivo de se destacar como um destino de referência para saltos e voos, especialmente de parapente, asa delta e balões.

Responsável pelo recorde que decolou de São Pedro, André Fernandes conheceu o voo livre ainda na infância, quando morou próximo à rampa sul de São Pedro e passava horas admirando os pilotos sobrevoando a região. Em 2017, ele realizou seu primeiro curso de voo livre e se apaixonou pelo esporte. Desde então, passou a frequentar São Pedro todos os finais de semana.

“Nesse período ainda tínhamos acesso à rampa sul, que, por sinal, faz uma falta enorme, tanto para a comunidade do voo como para a cidade. A rampa possui um grande potencial de atrair e movimentar o turismo, uma vez que é uma das melhores rampas do estado de São Paulo, possibilitando decolagens simultâneas de três quadrantes diferentes: Sul, Sudeste e Sudoeste.”, disse o piloto.

André Fernandes estima ter sobrevoado por cerca de oito cidades no voo recorde de 07 de março. “Nós pilotos consideramos um voo com a distância de 100 km como um dia muito bom, mas existem aqueles dias especiais, quando tudo conspira para o bem, ‘o dia perfeito’, é como um “swell” de ondas perfeitas para surfar. E nesta semana tivemos dois desses dias”. Estando ciente da previsão, sentiu-se otimista pois sabia que se tratava de um “dia especial” para realizar seu objetivo inicial de completar os 200 km de distância, decolando por volta das 11h30 da manhã. O piloto destaca a importância de se manter positivo, com foco e fé, para atingir seu objetivo. “Segui entre altos e baixos, tomando decisões o tempo todo, atento aos instrumentos e a tudo ao meu redor. Às 16h30, aproximadamente, já havia cumprido minha meta de voar 200 km, mas ainda tinha mais pela frente. Mantive o foco e percebi que havia possibilidade de quebra do recorde estadual, e desta forma, voei até o pôr do sol às 17h56 da tarde com a incrível marca de 265 km de distância. Agradeci muito a Deus pelo privilégio de poder atingir essa marca, e muito feliz que tenha sido de São Pedro, essa cidade maravilhosa que eu tenho um carinho muito especial”, destacou.

O Secretário de Turismo de São Pedro, Fábio Pontes, destaca que São Pedro tem uma vocação natural para se tornar um destino de referência nacional e internacional para a prática de esportes aéreos. “O trabalho contínuo em prol da regulamentação das rampas e o incentivo ao turismo de aventura são fundamentais para que possamos consolidar ainda mais nossa cidade como um polo para pilotos e turistas. Estamos felizes com os sucessivos recordes e confiantes de que o crescimento do voo livre em nossa região será um motor de desenvolvimento para o turismo local, trazendo benefícios econômicos e visibilidade para a nossa cidade”, finalizou.

COmpartilhe

Facebook
WhatsApp
X
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

26 set 2025

Nesta semana, a empresa responsável pela construção das moradias do Residencial dos Bosques, em Rio Claro, concluiu a concretagem das

Cidades

25 set 2025

Indaiatuba mais uma vez se destaca entre as melhores gestões públicas do Brasil. A cidade garantiu a terceira colocação na

Cidades

25 set 2025

O Viveiro de Mudas do Horto Florestal de Limeira irá doar mudas de ipê branco para a ação de comemoração

Cidades

24 set 2025

O sonho da casa própria está mais perto de se tornar realidade para 200 famílias de Valinhos. A Caixa Econômica

Cidades

24 set 2025

A cidade de Piracicaba foi destaque, mais uma vez, no Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança

Cidades

23 set 2025

Vinhedo registrou um forte volume de chuva nesta segunda-feira (22), acumulando 55,1 milímetros entre 7h e 16h40, segundo dados do