Redação

Prefeitura de Piracicaba entrega matrículas de terrenos para mais de 200 famílias

Prefeitura de Piracicaba entrega matrículas de terrenos para mais de 200 famílias

Na manhã do sábado, 05/04, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, promoveu a entrega oficial das matrículas de terrenos a 203 famílias, residentes em seis núcleos. A ação, que aconteceu no ginásio de esportes do Vila Sônia, é resultado da conclusão do processo de regularização fundiária de Interesse Social (Reurb-S). A cerimônia marcou um momento simbólico e esperado por anos: a concretização do direito à moradia regularizada.

Das 203 matrículas, 175 são no núcleo Maria Cláudia, e outras 28 matrículas são remanescentes dos núcleos Parque Orlanda iII, Parque Guamium I e II, Algodoal e IAA Bananal, totalizando 203.

O objetivo da regularização fundiária é incorporar os núcleos informais (passivos de regularização) ao ordenamento territorial urbano. Como benefícios, após a emissão das matrículas, as famílias contempladas passam a ter a posse definitiva de seus imóveis, ampliando o acesso ao crédito financeiro e, assim, estimulando o desenvolvimento do município.

“É um caminho que estamos traçando diante de uma conquista que acreditamos, que é garantir moradia. Que todos os que receberam suas matrículas sejam muito felizes e comemorem. É o sonho das famílias que há tempos aguardam, confiantes no Poder Público, a resolução dessa questão”, destacou Helinho Zanatta durante o evento.

Conforme o titular da Pasta, Alvaro Saviani, essa ocupação no bairro Vila Sônia possui mais de 50 anos. “É uma honra e uma alegria poder realizar essa cerimônia. O núcleo Maria Cláudia tem mais de 50 anos, foi formado na década de 1970, e muitos moradores aguardavam a titulação de suas casas até hoje. Mas, agora, cada família terá a matrícula e o direito de posse de suas casas. Nossa secretaria está trabalhando muito pela regularização fundiária e essa ação é a recompensa do esforço, da paciência e da esperança dessas famílias”, disse.

Participaram da cerimônia também o Chefe de Gabinete Institucional do prefeito, Luiz Antonio Tavolaro; o procurador-geral do município, Marcelo Maroun; o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, José Luiz Ribeiro; e os vereadores Paraná, Fabio Silva, Thiago Ribeiro, Rafael Boer, Josef Borges, Cássio Luiz Barbosa, Edson Bertaia e Zezinho Pereira.

ESPERA DE ANOS – Morador do núcleo Maria Cláudia desde a década de 1980, Antonio Rocha de Camargo aguardava desde então a regularização de seu terreno. “Para mim, é um prazer muito grande poder receber esse documento. Minha esposa chegou ao bairro por volta de 1980, onde nos conhecemos e constituímos nossa família. Mas Deus a levou faz um ano e meio, ficando somente eu e nossos filhos. Por isso, conseguir essa matrícula agora é uma alegria, porque era o sonho de minha esposa, o sonho de muitos anos que agora é uma conquista”, relatou.

O casal Orlando e Benedita Rosati, que também residem no Maria Cláudia, esperavam pela regularização há 30 anos. “É um presente que a Prefeitura nos deu. Estamos muitos felizes em conseguir a matrícula, porque, para nós, é um documento muito importante”, contou.

Nascida no Pernambuco, Juciene Moraes dos Santos chegou ao núcleo Maria Cláudia em 2002, onde se estabeleceu com o marido e o filho, após a perda de outro filho. “Quando chegamos no bairro, a casa em que moramos estava toda destruída, não tinha reboco, piso, as janelas estavam todas quebradas. Então lutamos e trabalhamos para deixar nossa casa arrumada, hoje está muito bonita. Então, receber a matrícula é muito emocionante, estou muito feliz, porque agora a casa é nossa”, completou.

A imagem mostra uma pessoa segurando uma pasta azul contendo documentos em um ginásio ou espaço esportivo coberto. O fundo está repleto de muitas pessoas sentadas em cadeiras, sugerindo um evento público ou uma reunião comunitária. A pessoa veste uma blusa vermelha e um colar. O documento na pasta parece estar relacionado a "Habitação e Regularização Fundiária", indicando que o evento pode envolver questões habitacionais ou processos de legalização de propriedades.
Nascida no Pernambuco, Juciene Moraes dos Santos chegou ao núcleo Maria Cláudia em 2002, onde se estabeleceu com o marido e o filho

ETAPAS – O processo com as medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano constitui-se em quatro etapas, com início na escolha da área e finalização no registro e abertura das matrículas individualizadas. Para que esse processo seja concluído, ocorre a urbanização do local, com a chegada das redes de água e esgoto, ligação dos medidores, ligações aos lotes, entre outras ações para o bem-estar da população.

Segundo dados da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, atualmente, 2.570 famílias estão incluídas no processo de regularização de seus terrenos. No Maria Cláudia, são 309 lotes cadastrados, sendo 175 matrículas tituladas (que foram entregues no sábado) e outras 134 remanescentes que serão classificados como Reurb-e ou Reurb-S.

Além desses, mais 28 matrículas remanescentes dos núcleos Parque Orlanda III, Parque Guamium I e II, Algodoal e IAA Bananal, que também foram entregues neste fim de semana.

Na etapa 1 do processo, existem 577 lotes, de 13 núcleos; na etapa 2, são 1.218 lotes, sendo 911 na Portelinha e 307 no Pantanal; já na etapa 3, são outros 359 terrenos em 12 núcleos.

No Jaraguá, há 79 lotes que já estão em processo no cartório.

COmpartilhe

Facebook
WhatsApp
X
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

26 set 2025

Nesta semana, a empresa responsável pela construção das moradias do Residencial dos Bosques, em Rio Claro, concluiu a concretagem das

Cidades

25 set 2025

Indaiatuba mais uma vez se destaca entre as melhores gestões públicas do Brasil. A cidade garantiu a terceira colocação na

Cidades

25 set 2025

O Viveiro de Mudas do Horto Florestal de Limeira irá doar mudas de ipê branco para a ação de comemoração

Cidades

24 set 2025

O sonho da casa própria está mais perto de se tornar realidade para 200 famílias de Valinhos. A Caixa Econômica

Cidades

24 set 2025

A cidade de Piracicaba foi destaque, mais uma vez, no Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança

Cidades

23 set 2025

Vinhedo registrou um forte volume de chuva nesta segunda-feira (22), acumulando 55,1 milímetros entre 7h e 16h40, segundo dados do