Beto Silva

Prefeitura de Piracicaba cobra retirada de fios excedentes em postes na cidade

SemGov e Semozel conversaram com representantes da CPFL e de empresas de telefonia para que os fios excedentes sejam recolhidos e os instalados sejam devidamente identificados.

As secretarias de Governo (SemGov) e de Obras e Zeladoria (Semozel) realizaram reunião com representantes da CPFL Paulista e empresas do setor de telefonia que atuam na cidade para cobrar o cumprimento da Lei Municipal nº 9.735/2022. A intenção é que os responsáveis pelos fios e cabos instalados nos postes atendam a nova legislação, padronizando a instalação e manutenção de novos cabeamentos de energia elétrica e de telefonia, bem como façam a retirada dos cabos excedentes e, também, daqueles excedentes que estão inutilizáveis e seguem amarrados aos postes.

Rodrigo Loricchio Neia, engenheiro eletricista da Semozel, reforçou que o não atendimento à legislação pode gerar multas às empresas. “Antes disso, criamos um cronograma para limpeza de fios excedentes e identificação dos fios instalados. É uma forma de cooperação para que consigamos, também, identificar cabeamentos clandestinos e evitarmos outros problemas”, destacou.
Conforme explicou Neia, a limpeza dos cabos sem utilidade, que ficam soltos ou aglomerados nos postes começam em dezembro/24, iniciando pelas regiões do Centro, Bairro Alto, Castelinho e Rua do Porto, tendo como prazo final para execução dos trabalhos nessa área até o dia 31/01/2025.
Em Piracicaba, a responsabilidade sobre os postes da rede de distribuição de energia elétrica é da CPFL Paulista, que concede o uso do espaço destinado aos cabos de telecomunicações na forma de compartilhamento de infraestruturas com as concessionárias de telecomunicações, mediante prévia aprovação e celebração de contratos entre as partes.
Em caso de irregularidades nestas instalações, a CPFL é responsável em notificar as concessionárias de telecomunicações para regularizarem ou removerem estes cabos.

Representando a CPFL Paulista, Gerivaldo de Jesus Nunes destacou também que, além de deixar os postes mais limpos, a ação visa trazer mais segurança aos trabalhadores. “Com essa higienização de cabos e fios, podemos garantir maior segurança aos colaboradores de todas as empresas, evitando acidentes e também a não religação de cabos sejam de telefonia como de energia. É importante reforçar que, caso não seja cumprida a lei, vamos agir, cortando os cabos e multando as empresas”, afirmou.

COmpartilhe

Facebook
WhatsApp
X
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

26 set 2025

Nesta semana, a empresa responsável pela construção das moradias do Residencial dos Bosques, em Rio Claro, concluiu a concretagem das

Cidades

25 set 2025

Indaiatuba mais uma vez se destaca entre as melhores gestões públicas do Brasil. A cidade garantiu a terceira colocação na

Cidades

25 set 2025

O Viveiro de Mudas do Horto Florestal de Limeira irá doar mudas de ipê branco para a ação de comemoração

Cidades

24 set 2025

O sonho da casa própria está mais perto de se tornar realidade para 200 famílias de Valinhos. A Caixa Econômica

Cidades

24 set 2025

A cidade de Piracicaba foi destaque, mais uma vez, no Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança

Cidades

23 set 2025

Vinhedo registrou um forte volume de chuva nesta segunda-feira (22), acumulando 55,1 milímetros entre 7h e 16h40, segundo dados do