Redação

Nova Odessa promove recuperação temporária de erosões em área verde do Jardim São Manoel

Nova Odessa promove recuperação temporária de erosões em área verde do Jardim São Manoel

Diretoria de Serviços Urbanos da Secretaria de Obras da Prefeitura de Nova Odessa promove desde a última semana serviços de recomposição temporária dos taludes em dois pontos de erosão ao longo da área verde do Córrego Piconi, no Jardim São Manoel. Os pontos de erosão estão localizados nas ruas Valter Pereira Diniz e João Casassa. O serviço provisório consiste na colocação de centenas de metros cúbicos de pedras e terra nas erosões e sua compactação.

A medida visa garantir a segurança destes locais enquanto o Município aguarda a chegada de recursos dos governos Estadual e Federal para as obras definitivas, que devem envolver a construção de escadas hidráulicas e novas redes de galerias. São obras consideradas complexas e de grande porte, portanto caras.

“Para não deixarmos as erosões abertas, estamos recompondo temporariamente os taludes com pedra e terra, garantindo a estabilização do terreno até que a Prefeitura assegure a realização das obras definitivas através de parcerias – seja com o Governo do Estado, que já estamos em tratativas, seja junto ao Novo PAC Seleções do Governo Federal, no qual estamos nos inscrevendo”, explicou o secretário de Obras, Vilson Amaral.

AV. AMPELIO

Desde fevereiro de 2023, a Prefeitura de Nova Odessa vem negociando com a Divisão de Recuperação da Defesa Civil do Governo do Estado de São Paulo as intervenções em três destes pontos de erosão da cidade. O primeiro ponto é onde o Córrego Capuava passa sob a Avenida Ampelio Gazzetta, altura do Green Village. Os demais estão exatamente na área verde ao longo do Córrego Piconi, no Jardim São Manoel.

Já no dia 16/02/2023, técnicos da Defesa Civil do Estado estiveram na cidade vistoriando estas três erosões, e desde então Prefeitura e Estado buscam as melhores soluções para cada caso. Em janeiro e fevereiro deste ano, representantes da Prefeitura estiveram no Palácio dos Bandeirantes acompanhando o andamento dos projetos junto à Defesa Civil do Estado.

A expectativa da Gestão Municipal é que o Governo do Estado a auxilie a viabilizar obras de contenção e recuperação destas áreas. O local considerado mais urgente é o da Avenida Ampelio Gazzetta, onde deve ser construída uma nova passagem para o Córrego Capuava utilizando aduelas de concreto armado de grande diâmetro.

O trecho é crítico para o Sistema Viário e o Transporte Coletivo de toda a região, sendo inclusive parte do traçado do Corredor Metropolitano Noroeste. O processo erosivo no local agravou-se há cerca de 10 anos, mas por motivos desconhecidos a construção de uma tubulação para o córrego não foi incluída nas obras do Corredor Noroeste na ocasião.

Segundo Vilson Amaral, já foi definida uma proposta técnica adequada para solucionar de vez o antigo problema, que é a adoção de três linhas de aduelas de 2×2 metros e 18 metros de extensão cada linha, permitindo o escoamento da vazão do Córrego Capuava em momento de chuva intensa.

COmpartilhe

Facebook
WhatsApp
X
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

26 set 2025

Nesta semana, a empresa responsável pela construção das moradias do Residencial dos Bosques, em Rio Claro, concluiu a concretagem das

Cidades

25 set 2025

Indaiatuba mais uma vez se destaca entre as melhores gestões públicas do Brasil. A cidade garantiu a terceira colocação na

Cidades

25 set 2025

O Viveiro de Mudas do Horto Florestal de Limeira irá doar mudas de ipê branco para a ação de comemoração

Cidades

24 set 2025

O sonho da casa própria está mais perto de se tornar realidade para 200 famílias de Valinhos. A Caixa Econômica

Cidades

24 set 2025

A cidade de Piracicaba foi destaque, mais uma vez, no Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança

Cidades

23 set 2025

Vinhedo registrou um forte volume de chuva nesta segunda-feira (22), acumulando 55,1 milímetros entre 7h e 16h40, segundo dados do