A Prefeitura de Nova Odessa, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Social e de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, promove nesta terça-feira (13), às 8h30, uma palestra e roda de conversa do “Agosto Lilás – Mês de Enfrentamento às Violências Contra a Mulher”.
O público-alvo do encontro são as mulheres atendidas pelo CRAS (Centro de Referência Municipal de Assistência Social), que fica na Rua das Perobas, nº 114, no Jardim das Palmeiras. Mas o encontro é aberto a toda a comunidade. A palestrante é a advogada e diretora de Saúde do Município, Joseane Martins Gomes.
“Vamos falar e sanar dúvidas sobre as diversas formas de violências contra a mulher, especialmente sobre a violência doméstica. A importância deste tema, como sempre, é promover a conscientização das pessoas sobre o assunto. A Campanha do ‘Agosto Lilás’ é muito importante para informar não só as mulheres, mas todas as pessoas para esse problema, que continua presente em muitos lares”, explicou a advogada.
O CRAS é a unidade responsável pela oferta de serviços de proteção básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), nas áreas de vulnerabilidade e risco social. É a principal porta de entrada para os serviços do SUAS, possibilitando o acesso das famílias à rede de proteção de assistência social. Para mais informações, ou para se inscrever no atendimento, basta ligar para o telefone (19) 3476-3005.
OUTRAS AÇÕES
A Prefeitura de Nova Odessa preparou outras ações dentro da programação do “Agosto Lilás” 2024. No próximo dia 20/08, uma terça-feira, às 9h30, acontece uma segunda roda de conversa sobre o tema. O encontro acontece no Fundo Social de Solidariedade, que fica na Rua Heitor Penteado, nº 199, no Centro.
Mesmo voltado especialmente para profissionais das redes públicas de apoio e atendimento e de Segurança, o encontro é aberto para o público interessado em geral, com participação livre. Na programação, uma apresentação da Associação Defensora dos Direitos dos Deficientes e da Mulher – Projeto SOS Mulher, um “reforço” sobre o Protocolo de Atendimento e Proteção à Mulher Vítima de Violência na cidade e uma sessão de perguntas e respostas com as especialistas presentes.
O “Agosto Lilás” foi instituído pela Lei Estadual nº 4.969/2016 com o objetivo de intensificar a divulgação da Lei, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher. A data foi criada em alusão à “Lei Maria da Penha” – sancionada em 07 de agosto de 2006 – em resposta à necessidade de inibir os casos de violência doméstica no Brasil.
Para ajudar as vítimas e outras pessoas a entenderem as diversas formas de violência contra a mulher, desde 2021 a Prefeitura mantém o portal exclusivo “Não Fique Sozinha – Violência contra a mulher é crime. Denuncie!”, com leis, vídeos de palestras, “podcasts” (debates em áudio), canais de denúncia e outras informações. Isso tudo para facilitar e incentivar a formalização dos casos de agressão contra a mulher e divulgar as formas de acolhimento.
O portal foi atualizado em 2022 para atender também aos requisitos da Lei Municipal nº 3.482/2021, da vereadora Marcia Rebeschini, que estabelece a publicação da relação de serviços de proteção à mulher vítima de violências no site da Prefeitura. O portal pode ser acessado em https://www.novaodessa.sp.gov.br/cidadao/violencia-contra-mulher-saiba-mais-e-denuncie-aqui.