Redação

Indaiatuba implanta Programa de Subsídio Habitacional para famílias de baixa renda

O prefeito Dr. Custódio Tavares (MDB) sancionou a Lei nº 8.342, de 3 de setembro de 2025, que institui o Programa de Subsídio Habitacional Municipal. A iniciativa será operacionalizada pela Secretaria Municipal de Habitação, com apoio do COMHABIT, responsável pela fiscalização e pelo cumprimento das regras. O programa tem como objetivo conceder subsídio financeiro a famílias de baixa renda, enquadradas nas faixas 2 e 3 do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) ou do programa Casa Paulista (Carta de Crédito Imobiliário - CCI ) do Governo do Estado de São Paulo, ou qualquer outro programa habitacional, que não impede a concessão do subsídio da LEI, bem como, programas habitacionais federais equivalentes. Pela legislação, o município poderá oferecer subsídios para auxiliar famílias na aquisição da casa própria em empreendimentos populares. O valor do benefício será de até 541 UFESP por imóvel, limitado a 541 mil UFESP que se refere ao preço social, ou seja, um valor reduzido para um produto ou serviço, tornando-o mais acessível a pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade. O repasse será feito diretamente ao agente financeiro do empreendimento, funcionando como complemento do valor de entrada para a compra da unidade habitacional. De acordo com o prefeito Custódio Tavares, a medida representa um avanço importante nas políticas habitacionais do município. “Esse programa é mais uma ação concreta para reduzir o déficit habitacional e apoiar as famílias que mais precisam na conquista da casa própria. Estamos garantindo dignidade e oportunidade para nossa população de baixa renda”, destacou o prefeito. O secretário municipal de Habitação, Osni Wulf, reforçou a relevância da iniciativa. “Com o Subsídio Habitacional Municipal, a Prefeitura amplia o alcance dos programas já existentes e ajuda as famílias a darem o passo mais importante: conquistar a entrada da casa própria. É uma política pública que dialoga com a realidade da população e fortalece o direito à moradia”, afirmou.

O prefeito Dr. Custódio Tavares (MDB) sancionou a Lei nº 8.342, de 3 de setembro de 2025, que institui o Programa de Subsídio Habitacional Municipal. A iniciativa será operacionalizada pela Secretaria Municipal de Habitação, com apoio do COMHABIT, responsável pela fiscalização e pelo cumprimento das regras.

O programa tem como objetivo conceder subsídio financeiro a famílias de baixa renda, enquadradas nas faixas 2 e 3 do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) ou do programa Casa Paulista (Carta de Crédito Imobiliário – CCI ) do Governo do Estado de São Paulo, ou qualquer outro programa habitacional, que não impede a concessão do subsídio da LEI, bem como, programas habitacionais federais equivalentes.

Pela legislação, o município poderá oferecer subsídios para auxiliar famílias na aquisição da casa própria em empreendimentos populares. O valor do benefício será de até 541 UFESP por imóvel, limitado a 541 mil UFESP  que se refere ao preço social, ou seja, um valor reduzido para um produto ou serviço, tornando-o mais acessível a pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade.

O repasse será feito diretamente ao agente financeiro do empreendimento, funcionando como complemento do valor de entrada para a compra da unidade habitacional.

De acordo com o prefeito Custódio Tavares, a medida representa um avanço importante nas políticas habitacionais do município. “Esse programa é mais uma ação concreta para reduzir o déficit habitacional e apoiar as famílias que mais precisam na conquista da casa própria. Estamos garantindo dignidade e oportunidade para nossa população de baixa renda”, destacou o prefeito.

O secretário municipal de Habitação, Osni Wulf, reforçou a relevância da iniciativa. “Com o Subsídio Habitacional Municipal, a Prefeitura amplia o alcance dos programas já existentes e ajuda as famílias a darem o passo mais importante: conquistar a entrada da casa própria. É uma política pública que dialoga com a realidade da população e fortalece o direito à moradia”, afirmou.

COmpartilhe

Facebook
WhatsApp
X
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

26 set 2025

Nesta semana, a empresa responsável pela construção das moradias do Residencial dos Bosques, em Rio Claro, concluiu a concretagem das

Cidades

25 set 2025

Indaiatuba mais uma vez se destaca entre as melhores gestões públicas do Brasil. A cidade garantiu a terceira colocação na

Cidades

25 set 2025

O Viveiro de Mudas do Horto Florestal de Limeira irá doar mudas de ipê branco para a ação de comemoração

Cidades

24 set 2025

O sonho da casa própria está mais perto de se tornar realidade para 200 famílias de Valinhos. A Caixa Econômica

Cidades

24 set 2025

A cidade de Piracicaba foi destaque, mais uma vez, no Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança

Cidades

23 set 2025

Vinhedo registrou um forte volume de chuva nesta segunda-feira (22), acumulando 55,1 milímetros entre 7h e 16h40, segundo dados do