A partir desta quarta-feira (13), a região de Campinas volta a enfrentar condições de instabilidade, com o avanço de uma frente fria que traz mudanças significativas no clima ao longo da semana. Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, terça-feira ainda será de variação tímida no tempo, mas os ventos e as chuvas tendem a se intensificar na quarta e nos dias seguintes.
A previsão para esta quarta-feira é de céu parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de chuvas ao longo do dia. O avanço da frente fria formará um canal de umidade que abrangerá o sudeste brasileiro, incluindo Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em São Paulo, os efeitos serão sentidos principalmente no norte e leste do estado, abrangendo a região de Campinas. Nesse período, as temperaturas podem variar entre 18°C e 27°C, com vento moderado a forte nas primeiras horas do dia e à noite.
Além das pancadas de chuva, o Cepagri alerta para a possibilidade de temporais ocasionais, especialmente nas tardes em que o sol se abre, intensificando as áreas de instabilidade e sustentando chuvas mais fortes e descargas elétricas.
Na quinta-feira, o clima deverá manter características semelhantes. As temperaturas ficam entre 17°C e 28°C, e há previsão de chuvas que podem se intensificar a partir do período da tarde, seja na forma de pancadas leves ou até temporárias.
Já na sexta-feira e no sábado, as instabilidades deverão alcançar seu ponto mais forte, com a projeção dos maiores volumes de chuva.