Redação

Cães e gatos podem ser adotados no Lar Temporário de Animais em Limeira

Cães e gatos podem ser adotados no Lar Temporário de Animais em Limeira

O Lar Temporário de Animais, da Prefeitura de Limeira, disponibiliza para adoção cães e gatos que foram vítimas de maus-tratos e abandono. Os animais estão com o esquema de vacinação em dia, vermifugados e castrados. No caso dos filhotes, fica garantida a castração pelo Departamento de Proteção e Bem-estar Animal (DPBEA) quando atingirem a idade adequada. 

Para adotar um animal de estimação, é necessário ter mais de 18 anos e apresentar RG, CPF e comprovante de endereço. Também é preciso levar coleira com guia, no caso de adoção de cães, ou caixa de transporte para os gatos. Os interessados passam por entrevista e recebem orientações sobre guarda responsável. 

Os novos tutores devem se responsabilizar em garantir o bem-estar dos seus animais de estimação. Além de garantir alimentação adequada e abrigo, também é importante oferecer atenção, amor e carinho aos pets. É fundamental, ainda, se certificar que o animal não tenha possibilidade de “dar uma voltinha” desacompanhado, já que isso é atualmente considerado uma forma de maus-tratos pela legislação vigente. Isso porque o animal sozinho está exposto a diversos riscos, como atropelamentos, transmissão de doenças, brigas com outros animais e situações de maus-tratos. 

 A legislação que orienta o trabalho do DPBEA é o Código Municipal de Defesa dos Animais – Lei 6.260/2019, Lei Federal 9.605/1998, alterada pela Lei Federal 14.064/2020, que aumenta as penas ao crime de maus-tratos aos animais quando se tratar de cão ou gato. O Lar Temporário de Animais fica na Rua Sólon Borges dos Reis, 251, no Jd. Campos Elíseos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3451-2714.

ANIMAIS ADULTOS

Os interessados em adotar um animal muitas vezes preferem optar por filhotes, o que dificulta que animais adultos vítimas de maus-tratos e abandono encontrem uma nova família. No Lar Temporário de Animais, são frequentes as histórias de cães e gatos que esperam há anos por um lar definitivo. Adotar um animal adulto, no entanto, oferece vantagens significativas, como a possibilidade de já conhecer o comportamento do animal e a segurança de saber seu porte definitivo, evitando surpresas no futuro.

Entre os muitos animais à espera está Linda, uma gatinha tricolor que vive no abrigo há 7 anos. Resgatada pelo DPBEA após ser atropelada na Via Antônio Cruañes Filho (Anel Viário), ela recebeu todo o cuidado necessário, incluindo tratamentos com antibióticos, vermífugo e castração. Linda está pronta para oferecer companhia e amor incondicional a quem lhe der uma nova chance.

Outro exemplo é Tarzan, um cão resgatado no bairro Geada em 2021. Após um atropelamento que o deixou temporariamente sem conseguir andar, ele se recuperou graças ao cuidado intensivo da equipe do Lar Temporário. Hoje, saudável e cheio de energia, Tarzan continua à espera de uma família que o acolha.

O abrigo também é lar para animais com necessidades especiais, como Filipi, um Pit Bull cego resgatado por bombeiros em 2022. Apesar de sua deficiência, Filipi é um cão forte e afetuoso, em busca de uma adoção especial que valorize sua capacidade de amar e se adaptar.

COmpartilhe

Facebook
WhatsApp
X
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

26 set 2025

Nesta semana, a empresa responsável pela construção das moradias do Residencial dos Bosques, em Rio Claro, concluiu a concretagem das

Cidades

25 set 2025

Indaiatuba mais uma vez se destaca entre as melhores gestões públicas do Brasil. A cidade garantiu a terceira colocação na

Cidades

25 set 2025

O Viveiro de Mudas do Horto Florestal de Limeira irá doar mudas de ipê branco para a ação de comemoração

Cidades

24 set 2025

O sonho da casa própria está mais perto de se tornar realidade para 200 famílias de Valinhos. A Caixa Econômica

Cidades

24 set 2025

A cidade de Piracicaba foi destaque, mais uma vez, no Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança

Cidades

23 set 2025

Vinhedo registrou um forte volume de chuva nesta segunda-feira (22), acumulando 55,1 milímetros entre 7h e 16h40, segundo dados do