Redação

Passeio Histórico no Parque do Engenho Central de Piracicaba tem nova edição neste domingo

Passeio Histórico no Parque do Engenho Central de Piracicaba tem nova edição neste domingo

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do Misp (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba), realiza neste domingo, 7/12, a partir das 8h, mais uma edição do Passeio Histórico no Parque do Engenho Central. O evento é gratuito, com 60 vagas disponíveis, e as inscrições devem ser feitas pelo site https://doity.com.br/passeio-historico-parque-do-engenho-central-1225 a partir das 10h de amanhã, quinta-feira, 04/12.

A imagem mostra um grupo de pessoas reunidas ao ar livre, em um ambiente que parece ser um parque ou jardim, com árvores frondosas e um caminho de paralelepípedos. A maioria das pessoas está em pé, formando uma espécie de semicírculo, e parece estar ouvindo atentamente um homem que está de pé em uma elevação de terra, segurando um papel e falando com o grupo. Algumas pessoas estão vestindo roupas esportivas, como tênis e shorts, sugerindo que podem estar participando de uma atividade física ou um passeio guiado. O clima parece ser agradável, com luz solar filtrada pelas árvores, criando um ambiente acolhedor. Ao fundo, observa-se uma cerca e algumas construções. A pose e a atenção do grupo indicam que estão recebendo instruções ou uma explicação sobre algo relacionado ao local ou à atividade.
Evento é gratuito, com 60 vagas, e inscrições são online

Conduzido por Pedro Maurano, coordenador do Engenho Central, e por Maurício Beraldo, historiador do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, o passeio conta com apoio da Secretaria Municipal de Turismo. A caminhada parte do portal do Parque do Engenho Central e percorre os principais espaços do complexo, destacando aspectos históricos, arquitetônicos e culturais dos antigos armazéns da Société de Sucreries Brésiliennes, desde sua fundação no século XIX, durante o período imperial, até a desativação industrial no século XX.

ENGENHO CENTRAL – Fundado em janeiro de 1881 pelo Barão de Rezende, o Engenho Central foi um dos primeiros complexos industriais a modernizar a produção açucareira no Brasil. Em operação até 1974, foi tombado em 1989 pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba). Desde 1992, abriga a Secretaria da Cultura e importantes equipamentos culturais, como o Teatro Erotides de Campos e a Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. 

A imagem mostra um complexo industrial com vários edifícios de tijolos à vista, com telhados de telha e metal. Um rio com vegetação exuberante margeia o complexo. Ao fundo, uma floresta densa e um arranha-céu branco contrastam com a arquitetura antiga. Uma chaminé de tijolos alta se destaca na paisagem. A iluminação sugere um dia ensolarado.
Engenho Central foi fundado em janeiro de 1881 pelo Barão de Rezende

SERVIÇO – Passeio Histórico no Parque do Engenho Central, concentração: Portal do Parque do Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454 – Vila Rezende). Domingo, 7/12, às 8h. Inscrições: https://doity.com.br/passeio-historico-parque-do-engenho-central-1225. Atividade gratuita. 60 vagas. Informações: (19) 3403-2600.

COmpartilhe

Facebook
WhatsApp
X
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

5 jan 2026

O espetáculo “O Andante” será apresentado nos dias 10 e 11 de janeiro de 2026, no Teatro Castro Mendes, em

Cidades, Cultura

5 jan 2026

Entre os dias 16 de janeiro e 1º de fevereiro, o Parque Monsenhor Bruno Nardini, na cidade de Valinhos, interior do Estado

Cultura

18 dez 2025

Em celebração ao Natal, bandas itinerantes se apresentam aos finais de semana deste mês no calçadão da Rua do Porto,

Cultura

12 dez 2025

O Engenho Central recebe de amanhã, sexta-feira, 12/12, a domingo, 14/12, o Festival das Tradições Brasileiras de Piracicaba, com diversas

Cultura

12 dez 2025

O Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus recebe neste fim de semana o musical O Mágico de Oz, apresentado pelo

Cultura

9 dez 2025

A primeira semana de Festividades Natalinas reuniu milhares de pessoas nas atrações oferecidas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de