A Defesa Civil de Jaguariúna emitiu um alerta nesta terça-feira (26) por conta da baixa umidade relativa do ar. O município entrou em estado de atenção, com índices variando entre 20% e 30%. Para comparação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a umidade ideal fique entre 40% e 60%.
Diante do cenário, a diretora da Defesa Civil, Fernanda Tesche, orienta a população a redobrar os cuidados com a saúde. Ela reforça a importância de manter-se hidratado, aumentando a ingestão de água, além de dar atenção especial a crianças e idosos, que são mais suscetíveis à desidratação e podem apresentar até confusão mental.
Também é recomendado evitar a prática de exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h, procurar locais sombreados, protegidos do sol e arborizados, além de evitar aglomerações em ambientes fechados. Outra medida importante é umidificar os ambientes internos, utilizando vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água.
Por fim, a Defesa Civil alerta para que não sejam realizadas queimadas ou fogueiras, lembrando que essa prática é considerada crime ambiental.