Redação

Hortolândia terá UBS de Porte III no Jardim Santa Emília

Hortolândia terá UBS de Porte III no Jardim Santa Emília

O prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, anunciou na última sexta-feira (01/08), a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porte III no Jardim Santa Emília — a maior estrutura de atenção primária prevista pelo Ministério da Saúde. O anúncio foi feito durante uma visita técnica à área onde a unidade será implantada, localizada entre as ruas Adilson Antonio Teixeira e Marginal A, em um terreno com cerca de 2,7 mil metros quadrados.

De acordo com o prefeito, a nova UBS foi conquistada junto ao Governo Federal por meio de articulação do vice-prefeito e secretário de Governo, Cafu César, com o Ministério da Saúde. “Aqui é uma região que carece de uma UBS. Com essa construção, vamos desafogar a UBS do Novo Ângulo, contribuindo diretamente com a nossa comunidade e com a ampliação da rede pública de saúde da nossa cidade”, afirmou Zezé.

A unidade de Porte III é a maior categoria prevista na estrutura de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Ministério da Saúde, esse modelo comporta até quatro equipes da estratégia de Saúde da Família, com capacidade para atender entre 12 mil e 16 mil pessoas. A UBS contará com consultórios médicos e odontológicos, salas de vacinação, acolhimento, farmácia, ambientes para procedimentos e espaços de apoio administrativo e atividades coletivas.

“O objetivo da nova unidade é oferecer um atendimento mais próximo e eficaz aos moradores de bairros como Santa Emília, Sumarezinho, Malta, Jardim do Lago, Girassol, Chácaras Reymar, Jardim do Brás, entre outros, descentralizando o atendimento hoje concentrado em outras unidades e garantindo mais agilidade e resolutividade na Atenção Primária”, comentou Cafu.

PROJETO EXECUTIVO

Durante a visita à área, além do prefeito Zezé e do vice-prefeito Cafu, também estiveram presentes o secretário municipal de Saúde, Dênis Crupe, o secretário municipal de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Eduardo Marchetti, e técnicos das respectivas secretarias. O próximo passo será a elaboração do projeto executivo de arquitetura e engenharia, que será apresentado ao Ministério da Saúde para liberação dos recursos e abertura do processo licitatório.

“O Cafu esteve recentemente em Brasília e conseguiu articular mais essa UBS, de Porte III, que é a maior prevista para os municípios. Agora, temos essa lição de casa, que é desenvolver o projeto e apresentar junto ao Ministério. Com tudo certinho, em breve teremos a autorização para que possamos realizar o processo licitatório. Com uma empresa vencedora, damos a ordem de serviço.

Não dá para cravar o tempo que tudo isso estará pronto, mas a minha expectativa é entregar essa unidade dentro do nosso mandato”, reforçou Zezé.

Para o vice-prefeito Cafu César, a conquista é fruto de um trabalho contínuo de articulação política, planejamento técnico e compromisso com as necessidades da população. “Essa unidade de Porte III representa um avanço enorme para Hortolândia. Estive em Brasília com essa missão dada pelo prefeito Zezé e conseguimos junto ao Governo Federal mais essa importante vitória para a nossa cidade. A UBS no Santa Emília vai garantir atendimento digno para milhares de pessoas, aproximando o SUS da população, com qualidade, estrutura e equipes capacitadas. Esse é o nosso papel: trabalhar para que as soluções saiam do papel e se tornem realidade nas ruas e nos bairros”, destacou Cafu.

A nova UBS é mais uma iniciativa da Prefeitura de Hortolândia dentro de um conjunto de investimentos estratégicos em saúde, que incluem reformas, ampliações e novas unidades, além de ações de valorização profissional e fortalecimento da atenção básica. O projeto também está alinhado com o compromisso da atual gestão de promover desenvolvimento com justiça social e acesso universal aos serviços públicos.

Com a definição da área e a elaboração do projeto, a Prefeitura aguarda agora os trâmites junto ao Ministério da Saúde para a liberação dos recursos e início do processo licitatório. A expectativa é que, superadas as etapas técnicas e administrativas, a ordem de serviço seja emitida e a construção tenha início entre o fim deste ano e início de 2026.

COmpartilhe

Facebook
WhatsApp
X
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

4 ago 2025

A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro está com inscrições abertas para concurso público. São 20 vagas, além de

Saúde

30 jul 2025

A Prefeitura de Indaiatuba inaugura no próximo sábado (2/8) o Pronto Atendimento Pediátrico de Indaiatuba (Papi). A cerimônia de entrega

Saúde

20 jul 2025

Para oferecer mamografias gratuitas e ampliar o acesso ao diagnóstico e o tratamento precoce do câncer de mama, a partir

Saúde

18 jul 2025

Nova Odessa foi contemplada com três projetos estratégicos no eixo Saúde do Novo PAC Seleções 2025, conforme resultados parciais divulgados

Saúde

16 jul 2025

Três novos e importantes investimentos em estrutura de Saúde já estão em andamento em Mogi Guaçu. Trata-se da construção de

Saúde

16 jul 2025

O município de Nova Odessa acaba de garantir um reforço de R$ 750 mil para a Saúde Pública, por meio