Redação

Indaiatuba é selecionada para parceria com o SP State Film Commission

Indaiatuba é selecionada para parceria com o SP State Film Commission

Nesta quinta-feira (29/5) Indaiatuba, através da Secretaria de Cultura, foi selecionada no Chamamento Público 01/2025 da São Paulo State Film Commission, e poderá ser cenário de produções audiovisuais.

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, anunciou Indaiatuba e mais 10 cidades que serão parceiras da São Paulo State Film Commission.  A inclusão das cidades de Indaiatuba, Atibaia, Caraguatatuba, Campos do Jordão, Eldorado, Hortolândia, Itapetininga, Joanópolis, Ribeirão Pires, São José dos Campos e Taubaté – como possíveis locações para filmagens audiovisuais, foram divulgadas nesta data.  

O município todo está adequado para locação de filmes, mas foram mapeados e destacados pela equipe da Secretaria de Cultura de Indaiatuba alguns locais em especial, e são eles: Parque Ecológico e seus Equipamentos, Parque Temático, Parque da Criança / Parque Aquático, Parque Pet, Chafariz, Velódromo Municipal e CIAEI. Dentro do Eixo Histórico apresentamos Casarão Pau Preto, Igreja Nossa Senhora da Candelária, Casa Número Um, Cemitério da Candelária (Taipas e Pedras), Centro Cultural Wanderley Peres (Grupo Escolar Randolfo Moreira Fernandes), além do Museu Ferroviário, Estação Indaiatuba, Pontilhão da Estrada de Ferro. Teve o Roteiro das Águas com Parque do Mirim e Museu da Água, Roteiro Suíço com a Colônia de Helvétia, Centro de Memória de Helvética, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Estação Ferroviária de Helvética e Cemitério Suíço. O Mosteiro de Itaici (Vila Kostka), Rota dos Cavaleiros e Ciclistas, Fazenda Pimenta, Igreja de São José, Estação Ferroviária do Pimenta, Corredor Turístico V.I.T.I., Fazenda Vale Verde, Bramasole, Fazenda Cachoeira do Jica, Rio Jundiaí, Parada de Quilombo, Gruta de Quilombo e a Estação Ferroviária de Itaici.

A ação faz parte do Plano de Desenvolvimento da Indústria Audiovisual Paulista e visa não só identificar as cidades foco, mas também mapear as locações e a infraestrutura disponível em cada uma delas. “Esta conquista representa um grande passo para o município. Integrar a Film Commission não só impulsionará a economia criativa local, mas também atrairá produções audiovisuais, criando empregos, aumentando a renda e elevando nossa cidade ao patamar de destaque cultural e turístico no cenário global”, destacou Josielle Costa, gestora do Ponto Mis Indaiatuba.

Os dados coletados de cada local serão disponibilizados para produtoras de audiovisual (nacionais e internacionais), facilitando o processo de busca por cenários ideais, otimizando a escolha de locações. Com o objetivo de proporcionar às produtoras acesso eficiente e direto às informações necessárias para a realização de suas produções, ao mesmo tempo em que promovem as cidades participantes como destinos privilegiados para filmagens.

“É com grande entusiasmo que anunciamos a inclusão de 11 novas cidades na São Paulo State Film Commission. Essa ampliação representa mais do que números: é o fortalecimento da cultura, da economia criativa e do potencial do nosso estado. Cada município traz sua identidade única, sua história e seus cenários que agora estarão ainda mais conectados com o audiovisual brasileiro e internacional,” destaca Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

O desenvolvimento da Film Commission estadual também envolve o apoio na criação de comissões municipais, que serão essenciais para fomentar a produção audiovisual em todo o estado. Além de apoiar o mapeamento de locações e infraestrutura, o plano inclui a implementação de protocolos de filmagens e a capacitação de gestores locais, garantindo um ambiente ainda mais favorável para as produções. A entrada dessas novas cidades demonstra o quanto o audiovisual pode ser uma ferramenta poderosa de transformação, geração de emprego, renda e valorização do patrimônio local.
O Plano de Desenvolvimento da Indústria Audiovisual Paulista está sendo desenvolvido em colaboração com o Museu da Imagem e do Som (MIS) e apoio de uma consultoria técnica especializada.

COmpartilhe

Facebook
WhatsApp
X
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

26 set 2025

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, realiza na tarde do domingo, 5 de outubro, a primeira Feira Literária

Cultura

24 set 2025

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba encerra a programação de setembro com a turnê de lançamento do seu novo álbum Música

Cultura

23 set 2025

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abriu inscrições para o 54º Salão de Arte Contemporânea (SAC). As

Cotidiano, Cultura

18 set 2025

Crianças a partir dos 6 anos e adolescentes até os 14 anos de idade poderão participar gratuitamente em Valinhos de

Cultura

18 set 2025

A programação de concertos promovidos pela Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba (Amosi) segue nesta semana com dois encontros: Recital

Cultura

16 set 2025

A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) convida o público para uma viagem pelo universo da sétima arte em seus concertos