Redação

Vinhedo cria parque linear na Av. Independência com 500 árvores variadas para conservação e polinização

Vinhedo cria parque linear na Av. Independência com 500 árvores variadas para conservação e polinização

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Planejamento Ambiental, inicia no próximo mês, uma importante etapa do projeto de arborização urbana com o plantio de 500 árvores nos primeiros seis canteiros da Avenida Independência com a previsão do plantio de aproximadamente 3 mil arvores. A ação será realizada no dia 5 de junho e integra as atividades da Semana do Meio Ambiente, promovendo práticas sustentáveis e ampliando as áreas verdes do município, transformando a avenida em um grande Parque Linear.

O plantio ocorre após o recapeamento completo de uma das principais vias do município, fruto de um investimento municipal de R$ 11,2 milhões, realizado com recursos próprios. A obra, entregue neste mês, contemplou as duas pistas da avenida — nos sentidos Valinhos e Louveira — além de diversas travessias ao longo do trecho, entre o Hotel Plaza Vinhedo e o Supermercado Caetano. Ao todo, foram recapeados 7.841 metros de extensão, cobrindo uma área de 73.701,25 m².

Espécies escolhidas fortalecem biodiversidade, segurança alimentar e educação ambiental
Nessa primeira etapa, serão plantadas 50 espécies de árvores frutíferas e adaptadas, cuidadosamente selecionadas por seu valor ecológico, nutricional e pela capacidade de atrair a avifauna. Entre as espécies escolhidas estão jabuticabeira, pitangueira, cajázeiro, umbuzeiro, camu-camu, pitombeira, uvaia, grumixama, bacupari, araçá, cambuci, cabeludinha e abiu.

Além das frutíferas, o projeto inclui árvores nativas de reconhecido valor ornamental e ecológico, como paineira, mulungu, pau-rosa, araçapiranga, cambuí, pau-ferro, araribá, guanandi, manacá-da-serra, quaresmeira e angico. Essas espécies desempenham papel fundamental na conservação de polinizadores, como abelhas e beija-flores, e contribuem para o conforto térmico, a infiltração de água no solo e a captura de carbono.

O plantio de árvores medicinais em ambientes urbanos é uma estratégia eficaz para integrar saúde pública, fortalecimento do conhecimento sobre plantas medicinais e conservação da biodiversidade. No contexto da cidade de Vinhedo, o cultivo dessas espécies representa uma ação concreta de valorização dos saberes tradicionais, ampliação do acesso popular a recursos naturais de cuidado com a saúde. Entre elas destacam-se: copaíba, jatobá, cabeúva, mulungú, aroeira pimenteira entre outras.

Cultivar as árvores ameaçadas de extinção representam um avanço no compromisso com a preservação do patrimônio genético das florestas brasileiras, metas da estratégia global de conservação de plantas particularmente da Mata Atlântica, bioma onde espécies como o jequitibá-rosa, cedro, ipê tabaco, guandí, jussara e peroba rosa têm distribuição natural na nossa região. Essas árvores desempenham papel fundamental como espécies de médio e grande porte que estruturam ecossistemas, abrigam fauna e contribuem para a regulação hídrica e do clima.

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Vinhedo se antecipa aos desafios das mudanças climáticas e da urbanização, promovendo uma cidade mais verde, inclusiva e resiliente para as futuras gerações. A ação reafirma o compromisso do município com um futuro sustentável, no qual natureza, saúde e consciência ambiental caminham lado a lado. Este projeto é, portanto, uma semente de transformação urbana, social e ambiental contribuindo para a construção de uma cidade mais educativa, acolhedora e sustentável.

População participará do Plano Municipal de Recapeamento
Além da entrega do recapeamento e do início do plantio das árvores, a administração municipal lança, nesta mesma data, o Plano Municipal de Recapeamento, que contará com a participação direta da população.

A comunidade será convidada a indicar, por e-mail, as vias que mais necessitam de recapeamento, enviando fotos e localizações. A partir dessas contribuições, a Prefeitura dará início a um estudo técnico que estabelecerá as prioridades de execução, promovendo maior eficiência e transparência na gestão dos recursos públicos.

Para a administração, o projeto de arborização e a participação social no plano de recapeamento representam ações estratégicas frente aos desafios das mudanças climáticas e do crescimento urbano. “Estamos consolidando uma política pública que alia sustentabilidade, saúde, qualidade de vida e educação ambiental. O Parque Linear da Avenida Independência será um espaço de convivência, aprendizado e preservação para as futuras gerações”, afirma a gestão municipal.

COmpartilhe

Facebook
WhatsApp
X
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

26 set 2025

Nesta semana, a empresa responsável pela construção das moradias do Residencial dos Bosques, em Rio Claro, concluiu a concretagem das

Cidades

25 set 2025

Indaiatuba mais uma vez se destaca entre as melhores gestões públicas do Brasil. A cidade garantiu a terceira colocação na

Cidades

25 set 2025

O Viveiro de Mudas do Horto Florestal de Limeira irá doar mudas de ipê branco para a ação de comemoração

Cidades

24 set 2025

O sonho da casa própria está mais perto de se tornar realidade para 200 famílias de Valinhos. A Caixa Econômica

Cidades

24 set 2025

A cidade de Piracicaba foi destaque, mais uma vez, no Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança

Cidades

23 set 2025

Vinhedo registrou um forte volume de chuva nesta segunda-feira (22), acumulando 55,1 milímetros entre 7h e 16h40, segundo dados do