Redação

Prefeito Zezé visita sede da CAF em Hortolândia e comemora retomada das operações da fabricante de trens

Prefeito Zezé visita sede da CAF em Hortolândia e comemora retomada das operações da fabricante de trens

O prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, visitou nesta quarta-feira, 7 de maio, a sede da empresa Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), localizada no município. Acompanhado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Dimas Pádua, e pelo secretário adjunto da pasta, Rodrigo Oliveira, Zezé foi recepcionado pelo presidente da CAF Brasil, Renato Meirelles, que apresentou a linha de produção e revisão técnica dos trens do tipo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e metrô. A visita marcou um momento de otimismo para a economia local, com a confirmação da retomada das atividades industriais da empresa, que volta a operar de forma robusta após um período de inatividade.

Segundo o prefeito, a CAF está em plena atividade graças ao contrato firmado com o Governo da Bahia, que prevê a revisão e adequações técnicas de 40 composições do VLT que atenderão à região do Subúrbio, em Salvador. O projeto impulsionou a geração de empregos e trouxe novo fôlego à economia de Hortolândia. “Com a retomada dos investimentos no trem de passageiros e, mais recentemente, com a revisão e adequações técnicas em 40 trens (VLTs) de Salvador, a CAF vem retomando suas operações em Hortolândia depois de um período de ociosidade. Com as encomendas, novos trabalhadores foram contratados. Recentemente, mais de 60 novos colaboradores foram contratados e, com o apoio do nosso PAT, a empresa deve contratar muito mais, o que é bom para a nossa cidade e para a economia”, destacou Zezé.

A retomada das operações da CAF em Hortolândia está diretamente ligada ao projeto de mobilidade urbana do Governo da Bahia. O investimento estadual, que ultrapassa os R$ 820 milhões, tem como objetivo requalificar a malha ferroviária da capital baiana, com foco no transporte sobre trilhos para a região do Subúrbio. Os trens são do modelo URBOS 100, fabricado pela CAF desde 2008 e reconhecido por sua durabilidade, conforto e eficiência. Cada composição conta com sete vagões, duas cabines e capacidade para transportar até 400 passageiros.

A visita de Zezé ocorreu poucos dias após uma vistoria técnica feita pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), também na sede da CAF em Hortolândia.

O presidente da CAF Brasil, Renato Meirelles, detalhou o processo de revisão técnica das composições. “Mesmo estando em ótimo estado, os trens estão sendo completamente desmontados e revisados. São mais de 60 mil itens novos aportados para garantir que eles saiam daqui como se tivessem sido fabricados ontem”, explicou. A revisão inclui a checagem da carroceria, motores, parte elétrica e mecânica, além da substituição de peças de borracha, baterias e renovação da pintura.

Além da modernização técnica, o projeto também leva em conta aspectos sociais e culturais da população que utilizará o novo sistema. Alguns dos trens estão sendo adaptados para acomodar marisqueiras, garantindo o transporte adequado de seus produtos, uma demanda específica da região do Subúrbio soteropolitano.

Segundo o cronograma divulgado pelo governo da Bahia, 14 das 40 composições já chegaram à fábrica da CAF em Hortolândia e as demais devem ser entregues até o fim de 2025. À medida que forem concluídas, as composições seguirão para Salvador. Os testes iniciais nos trilhos do VLT estão previstos para o início de 2026.

Para o prefeito Zezé Gomes, a retomada das operações da CAF tem impacto direto no desenvolvimento econômico e social de Hortolândia e destacou o projeto do Governo do Estado de São Paulo, que prevê a implantação do trem intercidades, beneficiando as cidades de Americana, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e Campinas. “Essa parceria entre o setor público e privado mostra como os investimentos em infraestrutura e mobilidade podem gerar empregos, qualificação e renda. Hortolândia se orgulha de abrigar uma empresa como a CAF, que tem atuação internacional e contribui para transformar a realidade das nossas cidades”, concluiu.

A visita reforça a importância de Hortolândia como polo industrial estratégico no setor ferroviário, além de destacar o papel da gestão municipal na articulação por mais investimentos e oportunidades para a população. Com o avanço das obras e entregas previstas, a CAF se consolida como uma das principais protagonistas da retomada do transporte ferroviário urbano no Brasil.

COmpartilhe

Facebook
WhatsApp
X
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

26 set 2025

Nesta semana, a empresa responsável pela construção das moradias do Residencial dos Bosques, em Rio Claro, concluiu a concretagem das

Cidades

25 set 2025

Indaiatuba mais uma vez se destaca entre as melhores gestões públicas do Brasil. A cidade garantiu a terceira colocação na

Cidades

25 set 2025

O Viveiro de Mudas do Horto Florestal de Limeira irá doar mudas de ipê branco para a ação de comemoração

Cidades

24 set 2025

O sonho da casa própria está mais perto de se tornar realidade para 200 famílias de Valinhos. A Caixa Econômica

Cidades

24 set 2025

A cidade de Piracicaba foi destaque, mais uma vez, no Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança

Cidades

23 set 2025

Vinhedo registrou um forte volume de chuva nesta segunda-feira (22), acumulando 55,1 milímetros entre 7h e 16h40, segundo dados do