A Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos registrou duas ocorrências emblemáticas em menos de 24 horas, reforçando o compromisso com a segurança pública. As ações incluíram a prisão de um pedreiro por ameaça contra familiares idosos e a captura de um foragido da Justiça. O comandante da GCM de Valinhos, Anderson Gomes, reforçou a importância das operações. “Nossas equipes atuam com prontidão e precisão, seja protegendo famílias em situação de vulnerabilidade, seja coibindo a impunidade. Estas prisões refletem o treinamento contínuo e a integração com sistemas de inteligência que potencializam nosso trabalho”, destacou. Confira os detalhes a seguir:
Pedreiro ameaça pais e irmã no CECAP
Na manhã de quinta-feira (17), a GCM prendeu em flagrante um pedreiro de 38 anos que ameaçou de morte seu pai (66 anos), mãe (61 anos) e irmã (40 anos) no bairro CECAP. Segundo relatos das vítimas, o agressor já tinha histórico de violência doméstica.
O caso ganhou dimensão especial com a Lei 15.163/2025, em vigor desde 4 de julho, que ampliou as penas para crimes contra idosos. Em caso de ameaça ou abandono, a nova legislação prevê penas de 2 a 5 anos de reclusão; se houver lesão corporal grave, a reclusão pode ir de 3 a 7 anos; se a violência resultar em morte, as penas vão 8 a 14 anos. “Esta lei é um avanço na proteção aos idosos, que muitas vezes sofrem calados dentro de suas próprias casas”, destacou Maristela Nader, diretora de Estratégia e Segurança Escolar da Secretaria de Segurança Pública.
Foragido da Justiça é capturado com apoio de inteligência
Na sexta-feira (18), um motorista de 41 anos, procurado pela Justiça, foi interceptado pela GCM próximo ao quartel do Corpo de Bombeiros, na Avenida Independência. A ação foi possível depois de o COI (Centro de Operações e Inteligência) da GCM emitir um alerta de identificação do veículo após o sistema de inteligência da corporação identificar seu veículo A prisão foi ratificada pelo delegado plantonista.