Redação

Prefeitura de Campinas entrega 116 matrículas de imóveis no Núcleo Residencial Tancredo Neves

Prefeitura de Campinas entrega 116 matrículas de imóveis no Núcleo Residencial Tancredo Neves

O prefeito Dário Saadi participou na noite desta terça-feira, 4 de fevereiro, no CEI Maria José Gonçalves, da cerimônia de entrega de 116 matrículas de imóveis às famílias do Núcleo Residencial Tancredo Neves. A ação encerra uma espera de mais de 50 anos e integra o cronograma de entregas previstas para os 100 Primeiros Dias de Governo.

A matrícula do imóvel, emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis, confere ao proprietário segurança jurídica e oficializa sua posse. Esse registro não só viabiliza melhorias na propriedade, como também garante maior estabilidade às famílias beneficiadas.

“Para mim é uma alegria imensa estar aqui, pois estamos batendo recorde de entregas. Muitas cidades vêm até Campinas para conhecer e entender como realizamos a regularização de maneira tão rápida e eficiente. Hoje, entregamos as escrituras e tenho certeza de que, com elas em mãos, vocês estarão em paz e poderão melhorar seus imóveis sem o medo de perdê-los.”, destacou o prefeito Dário Saadi.

“Trata-se do resultado do esforço de muitas pessoas da Cohab, trabalhando em conjunto com a Prefeitura, que nos proporciona momentos tão importantes e gratificantes. A administração do Prefeito Dário Saadi tem sido extremamente profícua em relação às regularizações, fazendo de nós referência no Brasil em regularização fundiária” , afirmou Pedro Luporini, diretor Técnico de Empreendimentos Sociais da Cohab Campinas.

“Eu lutei, nós todos lutamos, e por conta dessas lutas, que nos trouxeram até aqui, vencemos. Hoje é a nossa vitória. Quero agradecer a todas as pessoas que lutaram junto comigo para termos nossas escrituras. A vitória é nossa, de todos nós.”, falou emocionada a líder comunitária Elizabeth Ruiz da Silva.

História do Núcleo Residencial Tancredo Neves

O Núcleo Residencial Tancredo Neves I teve sua origem na década de 1970, quando três famílias vindas do paraná se estabeleceram na região. Essas famílias migraram em busca de melhores condições de vida, motivadas pela falta de infraestrutura no campo e pelo aumento do desemprego em sua região de origem. Em 1978, o local passou por um grande aumento populacional, com a chegada de migrantes do interior paulista, além de pessoas vindas dos estados do Norte e Nordeste do Brasil.

Após décadas de espera, a regularização fundiária do bairro trouxe melhorias essenciais, como rede de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo, energia elétrica, iluminação pública e pavimentação.

Estiveram presentes o vereador Rodrigo Farmadic; o secretário Adjunto da SEHAB, Edgar Diniz; diretor Técnico de Regularização Fundiária, Jonatha Roberto; gerente Jurídico, Marcelo Ferreira; coordenadora de Projetos de Regularização Fundiária, Hayda Beirigo Reis; a líder comunitária Elizabeth Ruiz da Silva e demais convidados.

Regularização Fundiária: um programa recorde

Desde 2021, a Prefeitura de Campinas, por meio do maior programa de regularização fundiária em andamento no Brasil, já entregou quase 20.000 matrículas de imóveis. Esse programa tem transformado a realidade de comunidades historicamente esquecidas oferecendo dignidade, cidadania e segurança jurídica para milhares de famílias.

Atualmente, cerca de 1.000 matrículas aguardam liberação pelos cartórios e devem ser entregues ainda neste ano. A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal em promover inclusão social e melhorar a qualidade de vida dos campineiros.

A entrega no Tancredo Neves representa mais um passo em direção a uma cidade mais justa e regularizada, reafirmando o compromisso de reduzir desigualdades e fortalecer a segurança habitacional.

COmpartilhe

Facebook
WhatsApp
X
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

24 jul 2025

Santa Bárbara d’Oeste será a primeira cidade do Brasil a receber a imagem peregrina de São Miguel Arcanjo, vinda diretamente

Cidades

23 jul 2025

Professores da rede municipal de ensino de Santa Bárbara d’Oeste decidiram, nesta terça-feira (22), entrar em estado de greve. A

Cidades

23 jul 2025

Na entrega das 208 moradias do Residencial Ipê Branco o prefeito Gustavo confirmou a realização de duas obras viárias de

Cidades

22 jul 2025

A Prefeitura de Paulínia sancionou nesta semana a lei que cria a Virada Tecnológica, um evento anual que será realizado

Cidades

17 jul 2025

As ruas da região do bairro Chácaras Areal Já estão recebendo iluminação LED. A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da

Cidades

17 jul 2025

A região de Campinas se encontra, atualmente, no mapa de risco de alerta para incêndios, segundo a Defesa Civil do