O Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Valinhos já identificou o veículo e o autor de um crime financeiro ocorrido na cidade na última segunda-feira (13). O homem se apresentou como entregador de mercadorias a uma senhora idosa, na região do Jardim Elisa. Ele entregou um celular à vítima e pediu que confirmasse alguns dados na tela e fizesse um reconhecimento facial para autorizar a entrega dos produtos. No entanto, a identificação biométrica era na verdade para acessar um aplicativo de banco. Todo o valor que a idosa tinha na conta foi transferido para uma terceira pessoa.
Graças à tecnologia do sistema de monitoramento e ao cruzamento de dados, os agentes municipais conseguiram traçar o caminho que a motocicleta usada para o crime fez na cidade, bem como o destino que tomou.
De acordo com o Secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania, Oswaldo Rocco, a tecnologia foi uma aliada essencial no encaminhamento das investigações.
“Com base nas imagens obtidas da pessoa, da moto e da placa, conseguimos fazer a identificação do veículo e obter todas as informações”. O autor do crime retornou para São Paulo e os dados já estão em posse das autoridades estaduais. “O relatório que é feito pelo COI vai dar todo o suporte para a Polícia Civil ir atrás dessa pessoa e realizar a detenção”, concluiu.
