O prefeito Luciano Almeida esteve em São Paulo, na última semana, para alinhar e firmar acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, para a construção de 150 novas moradias populares. A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Habitação e Gestão Territorial (Semuhget), já indicou o terreno, no bairro São Jorge, que deverá ser avaliado pelo Estado para viabilidade das construções que devem fazer parte do programa Bairro Paulista. O Termo de Adesão para formalização do convênio dever ser efetivado em 2025.
“O objetivo é aumentar a oferta de habitações populares, que é uma preocupação que temos, a de atender a demanda e garantir moradia à população de Piracicaba”, afirmou Luciano Almeida.
De acordo com a Semuhget, o déficit habitacional no município é de cerca de 8 mil famílias, conforme dados do Plano Municipal de Habitação.
O Bairro Paulista é uma iniciativa do programa Casa Paulista para acelerar a transformação de cidades em espaços mais sustentáveis, resilientes e inteligentes. Por meio da modalidade Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis, o Governo de São Paulo vai estimular intervenções por meio de tipologias urbanas modulares para implementação de Infraestruturas Verdes, Bioengenharia e Soluções Baseadas na Natureza que privilegiam a melhoria da drenagem, redução da impermeabilização do solo, estimulem a mobilidade e a segurança viária, entre outros benefícios diretos para a população.