Redação

Guarda de Vinhedo testa tecnologia de reconhecimento baseada em IA

Guarda de Vinhedo testa tecnologia de reconhecimento baseada em IA

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Vinhedo, através do Centro de Operações Integradas (COI), iniciou os testes com o novo sistema de detecção Irisity, uma tecnologia avançada baseada em inteligência artificial (IA). O objetivo é aprimorar a segurança pública, otimizando a identificação de comportamentos, indivíduos e situações suspeitas.

O Irisity utiliza algoritmos de IA para monitoramento forense e intuitivo. Ele é capaz de analisar movimentações, identificar indivíduos, veículos e até mesmo trajes específicos. O sistema também reconhece padrões de comportamento, destacando possíveis situações de risco.

Entre as funcionalidades destacadas, está a capacidade de identificar características detalhadas, como a cor e o modelo de veículos, além disso, o sistema pode rastrear indivíduos com base em descrições específicas, como tipo de roupa, etnia ou até mesmo comportamentais. 

Com a implementação dessa tecnologia, espera-se que o trabalho de identificação e resposta a crimes seja aprimorado, garantindo maior eficiência e segurança para a população de Vinhedo. Se aprovado nos testes, o sistema será amplamente utilizado durante a Festa da Uva para prevenir pequenos delitos e poderá ser integrado definitivamente às operações do COI, fortalecendo a vigilância no município.

COmpartilhe

Facebook
WhatsApp
X
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Polícia

22 jul 2025

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos registrou duas ocorrências emblemáticas em menos de 24 horas, reforçando o compromisso com

Polícia

21 jul 2025

Nesta quarta-feira, dia 16 de julho, a Secretaria Municipal de Segurança e a Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu

Polícia

21 jul 2025

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Vinhedo está intensificando a fiscalização no combate ao uso de cerol em pipas, diante

Polícia

17 jul 2025

Na última segunda-feira (14), o Canil da Guarda Civil Municipal de Vinhedo brilhou durante a XII edição das Olimpíadas das

Polícia

17 jul 2025

A Prefeitura realizou, nesta quarta-feira (16), a maior entrega de viaturas já registrada na história da Guarda Civil Municipal (GCM)

Polícia

15 jul 2025

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos registrou três ocorrências significativas no último domingo (30), resultando na prisão de indivíduos

GCM de Valinhos prende pedreiro por ameaça a idosos e captura foragido da Justiça

GCM de Valinhos prende pedreiro por ameaça a idosos e captura foragido da Justiça

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos registrou duas ocorrências emblemáticas em menos de 24 horas, reforçando o compromisso com a segurança pública. As ações incluíram a prisão de um pedreiro por ameaça contra familiares idosos e a captura de um foragido da Justiça. O comandante da GCM de Valinhos, Anderson Gomes, reforçou a importância das operações. “Nossas equipes atuam com prontidão e precisão, seja protegendo famílias em situação de vulnerabilidade, seja coibindo a impunidade. Estas prisões refletem o treinamento contínuo e a integração com sistemas de inteligência que potencializam nosso trabalho”, destacou. Confira os detalhes a seguir:

Pedreiro ameaça pais e irmã no CECAP

Na manhã de quinta-feira (17), a GCM prendeu em flagrante um pedreiro de 38 anos que ameaçou de morte seu pai (66 anos), mãe (61 anos) e irmã (40 anos) no bairro CECAP. Segundo relatos das vítimas, o agressor já tinha histórico de violência doméstica.

O caso ganhou dimensão especial com a Lei 15.163/2025, em vigor desde 4 de julho, que ampliou as penas para crimes contra idosos. Em caso de ameaça ou abandono, a nova legislação prevê penas de 2 a 5 anos de reclusão; se houver lesão corporal grave, a reclusão pode ir de 3 a 7 anos; se a violência resultar em morte, as penas vão 8 a 14 anos. “Esta lei é um avanço na proteção aos idosos, que muitas vezes sofrem calados dentro de suas próprias casas”, destacou Maristela Nader, diretora de Estratégia e Segurança Escolar da Secretaria de Segurança Pública.

Foragido da Justiça é capturado com apoio de inteligência

Na sexta-feira (18), um motorista de 41 anos, procurado pela Justiça, foi interceptado pela GCM próximo ao quartel do Corpo de Bombeiros, na Avenida Independência. A ação foi possível depois de o COI (Centro de Operações e Inteligência) da GCM emitir um alerta de identificação do veículo após o sistema de inteligência da corporação identificar seu veículo A prisão foi ratificada pelo delegado plantonista.