Beto Silva

Cemitério de N. Odessa convoca famílias para regularização de sepulturas 

Todas as convocações, desta vez, são referentes a sepultamentos temporários em locais cedidos na quadra 12.

A direção do Cemitério Municipal de Nova Odessa está notificando familiares de 38 moradores da cidade sepultados no local há três anos ou mais para fazerem a regularização dos sepultamentos em local provisório. Todas as convocações, desta vez, são referentes a sepultamentos temporários em locais cedidos na quadra 12.

Segundo informações do Cemitério Municipal, as sepulturas temporárias são emprestadas por três anos. Após este prazo, as mesmas devem ser desocupadas. A lista dos sepultamentos incluídos neste procedimento, que ocorre periodicamente, estará disponível na edição desta sexta-feira (28/11/2024) do Diário Oficial do Município.

“As famílias têm prazo até o dia 31 de dezembro para comparecerem ao cemitério e adquirirem um columbário. Após este prazo, se não houver manifestação dos familiares, os respectivos restos mortais serão exumados, de acordo com a Lei Municipal 1.387, de 1993, e os despojos mortais serão transferidos para o Ossário Público Municipal”, explicou o encarregado Donizeti de Jesus Sando, que trabalha há 19 anos no Cemitério.

Aberto em 1908 e situado em uma área da histórica Fazenda do Estado, o Cemitério Municipal de Nova Odessa está localizado na Rua Anchieta, nº 40, no Centro. O segundo portão fica na Rua Heitor Penteado. O Cemitério abre diariamente das 7h às 17h. O espaço histórico conta com cerca de 7 mil sepulturas, com em média duas pessoas enterradas por sepultura. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3476-6483.

Nos últimos anos, sepulturas verticais vêm sendo construídas no local para expandir sua capacidade de atendimento à comunidade, seguindo uma tendência mais moderna de sepultamentos. E a atual gestão municipal vem, desde 2021, estudando o possível interesse de investidores privados, através de um eventual Chamamento Público, na instalação de um novo cemitério em Nova Odessa.

O histórico espaço recebe manutenção interna e externa constante, feita pela equipe do próprio Cemitério e pelo pessoal da Diretoria de Serviços Urbanos. O Setor de Parques e Jardins da Secretaria de Meio Ambiente também contribui com o paisagismo interno e externo das árvores.

Lembrando que é sempre proibida a colocação de vasos com água no interior do Cemitério, para evitar a proliferação de criadouros de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue. Quem comprar flores não deve levar o pratinho ao Cemitério. Outro criadouro muito comum são os plásticos que embrulham as flores, que não devem ser deixados sobre as sepulturas.

COmpartilhe

Facebook
WhatsApp
X
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

26 set 2025

Nesta semana, a empresa responsável pela construção das moradias do Residencial dos Bosques, em Rio Claro, concluiu a concretagem das

Cidades

25 set 2025

Indaiatuba mais uma vez se destaca entre as melhores gestões públicas do Brasil. A cidade garantiu a terceira colocação na

Cidades

25 set 2025

O Viveiro de Mudas do Horto Florestal de Limeira irá doar mudas de ipê branco para a ação de comemoração

Cidades

24 set 2025

O sonho da casa própria está mais perto de se tornar realidade para 200 famílias de Valinhos. A Caixa Econômica

Cidades

24 set 2025

A cidade de Piracicaba foi destaque, mais uma vez, no Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança

Cidades

23 set 2025

Vinhedo registrou um forte volume de chuva nesta segunda-feira (22), acumulando 55,1 milímetros entre 7h e 16h40, segundo dados do