Redação

Mogi Mirim exposição ‘Nas Asas’ dedicada à história da aviação no município

Mogi Mirim exposição 'Nas Asas' dedicada à história da aviação no município

A Prefeitura de Mogi Mirim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e em parceria com o MAMM (Museu de Artes de Mogi Mirim), promove até o dia 16 de novembro, a exposição “Nas Asas – Mogi Mirim e sua História na Aviação”. A mostra ficará exposta ao público no salão nobre do Centro Cultural “Professor Lauro Monteiro de Carvalho e Silva” e reúne, dentre o material de colecionadores, obras do artista plástico mogimiriano Roberto Celegatti Filho, oficial da reserva da FAB (Força Aérea Brasileira) de Pirassununga.

A abertura da exposição aconteceu na noite de quinta-feira (31), em evento no teatro do Centro Cultural. A data escolhida remete a 31 de outubro de 1954, quando Mogi Mirim recebeu um evento histórico: o primeiro voo da Esquadrilha da Fumaça para público civil no Aeroclube local. Portanto, na última quinta-feira, comemorou-se 70 anos da apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que colocou Mogi Mirim na linha do tempo desse importante Esquadrão de Demonstração Aérea.

“Que essa data (31 de outubro) fique marcada e que todos os anos a gente possa comemorar, não só como festa, como hoje, com a exposição, mas como muito aprendizado”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Luiz Henrique Dalbo. Durante o evento, Dalbo prestou uma série de homenagens com a entrega de certificados e placas comemorativas.

Dentre os homenageados, estava o artista Roberto Celegatti. Ele se disse honrado de participar desse importante marco. “Para mim, é uma honra, como mogimiriano, como artista e como ex-integrante da FAB, estar aqui hoje, nessa data tão importante, para a cidade e para a esquadrilha”, apontou. “Pude reunir aqui (exposição), duas coisas que sempre amei, a aviação e a arte”, acrescentou Celegatti Filho. 

A FAB, a quem a Esquadrilha da Fumaça está subordinada, também foi homenageada. Ela foi representada na abertura da exposição pelo Capitão Aviador Everson de Paula Lacerda, pelo 2º Sargento BMB (Material Bélico) Leonardo Turqueti Ribeiro, e pelo 2º Sargento BFT (Básico de Fotointeligência) André Luiz Rodrigues.

Ao receber a honraria e falando em nome da FAB, Lacerda elogiou a exposição promovida pela Prefeitura. “É legal ver o comprometimento de uma cidade que resgata sua história, mantém viva sua história. Parabéns Mogi Mirim pela iniciativa, por mostrar esse marco, não só da cidade, mas da Esquadrilha da Fumaça”, ressaltou. Ao final, já no salão nobre, houve a abertura oficial da Exposição com o descerramento da fita inaugural. 

O evento de abertura da exposição contou com a presença de uma série de convidados ligados à aviação, como aeromodelistas e plastimodelistas, além de historiadores, pesquisadores e representantes das artes plásticas. A Banda Lyra Mojimiriana também esteve presente, executando peças e os hinos nacional e de Mogi Mirim.

COmpartilhe

Facebook
WhatsApp
X
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

26 set 2025

Nesta semana, a empresa responsável pela construção das moradias do Residencial dos Bosques, em Rio Claro, concluiu a concretagem das

Cidades

25 set 2025

Indaiatuba mais uma vez se destaca entre as melhores gestões públicas do Brasil. A cidade garantiu a terceira colocação na

Cidades

25 set 2025

O Viveiro de Mudas do Horto Florestal de Limeira irá doar mudas de ipê branco para a ação de comemoração

Cidades

24 set 2025

O sonho da casa própria está mais perto de se tornar realidade para 200 famílias de Valinhos. A Caixa Econômica

Cidades

24 set 2025

A cidade de Piracicaba foi destaque, mais uma vez, no Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança

Cidades

23 set 2025

Vinhedo registrou um forte volume de chuva nesta segunda-feira (22), acumulando 55,1 milímetros entre 7h e 16h40, segundo dados do