Com o tema “A alegria tá na mesa”, cujo propósito é valorizar o ambiente descontraído dos bares brasileiros, a região de Campinas recebe no período de 31 de outubro a 30 de novembro a terceira edição do Festival Bar em Bar, organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas. A edição de 2024 tem 15 estabelecimentos de Campinas, Valinhos, Socorro e Mogi Guaçu, os quais apresentarão petiscos e drinks diversificados. Paralelamente, o evento acontece em 14 estados brasileiros, com mais de 400 bares participantes.
Os participantes do Festival Bar em Bar desenvolveram ou adaptaram um petisco e um drink de seu cardápio para participar do concurso, os quais serão avaliados pelos jurados e através de votação pelo site do evento. Neste ano, o petisco será vendido com valores entre R$ 35,90 e R$ 65,00, e os drinks no valor de R$ 25,90 e R$ 45,90.
Como nas duas edições anteriores, o Festival vai premiar o bar com o melhor petisco e o melhor drink, eleitos através de um corpo de jurados. Os participantes que visitarem e votarem em pelo menos cinco bares concorrem a um vaucher no valor de R$ 1.000,00. Em 2024, os vencedores do Festival foram o Consagrados Brew Bar, com o petisco Camarão Crispy Spicy, e o Banana Café Campinas, com o drink o Patinho na Banheira.
André Mandetta, presidente da Abrasel Regional Campinas, diz que o Bar em Bar comprova a importância dos botequins na cultura dos brasileiros. “O bar é o ambiente mais democrático que se tem, onde se comemora e confraterniza. A ideia do evento é poder valorizar e dar os devidos holofotes a esses estabelecimentos”, acrescenta.
Ele lembra, ainda, que Campinas tem um passado rico com a gastronomia de buteco, com vários lanches da cidade participantes de finais de concursos nacionais. “Sem contar que recentemente, o tradicional Boquinha de Anjo, criado em Campinas, ganhou o título de Símbolo Gastronômico e Culturas de Campinas, fato que mostra a relevância dessa gastronomia para a cidade e região”, afirma.
Segundo ele, eventos gastronômicos são importantes para difundir a gastronomia dos estabelecimentos e entreter os participantes, além de trazer um impacto financeiro não somente para as casas, mas para a economia regional. “Em 2023, o Festival atingiu cerca de 2,5 mil petiscos vendidos e cerca de 1,7 mil drinks”, lembra Mandetta. “Nossa expectativa é de que esses números sejam superados nesta edição”, acrescenta o presidente da Abrasel Campinas.