Redação

Reitor da PUC-Campinas recebe Prêmio IAC 2024 na categoria personalidade do ensino

Reitor da PUC-Campinas recebe Prêmio IAC 2024 na categoria personalidade do ensino

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, recebeu, nessa quinta-feira, 27, o Prêmio IAC 2024, na Categoria Externa – Personalidade do Ensino. A honraria é o reconhecimento ao mérito científico, ao desempenho institucional e aos profissionais e às instituições de destaque na agricultura paulista e nacional. O prêmio foi entregue, em conjunto, ao Reitor. Ele recebeu a honraria das mãos do secretário executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Edson Alves Fernandes; do diretor-geral do IAC, Marcos Guimarães de Andrade Landell; e do prefeito de Campinas, Dário Saadi.

Ao receber o prêmio, primeiramente o Reitor celebrou o aniversário do Instituto Agronômico. “São 137 anos de construção de conhecimento, de tecnologia e de inovação voltados à produção de tendência na agricultura, não só no Estado de São Paulo, mas no Brasil; assim como na América Latina e no mundo”, disse. Em relação à honraria, o Reitor dividiu o prêmio com a comunidade universitária. “É um prêmio que marca minha trajetória como professor, como gestor. Mas é um prêmio que eu quero dividir com toda a Universidade, que tem, em várias frentes, colaborado para que a Instituição seja cada vez melhor no Ensino, na Pesquisa e na Extensão”, disse.

O Reitor lembrou que o IAC atua com insumos ligados à terra e refletiu sobre o fato de o ensino lidar com outra terra fértil: o homem, cujo termo nasce do latim humus, que também origina o termo terra.  “Então, todos os que se dedicam a formar, a ensinar, a dar atenção a qualquer ser humano estão cuidando de uma terra”, refletiu. O professor Germano Rigacci Júnior citou ainda o Livro do Eclesiastes. “Fico muito honrado em receber o prêmio em nome da minha comunidade universitária. Mas também tenho que tomar cuidado, porque eu tenho que continuar plantando, porque outra geração chegará, a terra permanecerá. E cuidado para que isso não signifique ‘vaidade das vaidades’. Temos que seguir cultivando o humus para poder plantar sementes boas, que fazem a humanidade ser cada vez maior, melhor e que possa construir a paz sempre”, concluiu o Reitor.

Além do secretário executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, do diretor-geral do IAC e do prefeito de Campinas, compuseram o palco da solenidade o subsecretário de Agricultura, Orlando Melo de Castro, e o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (APTA), Carlos Nabil Ghobril. Entre as autoridades presentes no aniversário do IAC, estavam ainda o prefeito de Louveira, Estanislau Steck, e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Adriana Flosi.

Também acompanharam a solenidade o vice-reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David; os pró-reitores de Ensino, Profª. Dra. Cyntia Belgini Andretta; de Pesquisa Pró-Graduação e Extensão, Profª. Dra. Alessandra Borin Nogueira; de Educação Continuada, Prof. Dr. Rogério Eduardo Rodrigues Bazi; de Gestão de Pessoas e Serviços Compartilhados, Prof. Dr. Victor de Barros Deantoni; e de Inovação, Profª. Dra. Camila Brasil Gonçalves Campos. Pela Escola Politécnica, o decano Prof. Me. Sérgio Roberto Pereira e a coordenadora do curso de Engenharia Agronômica, Profª Dra. Regina Márcia Longo.

Parceria

Há um ano, a PUC-Campinas e o IAC assinaram a parceria que permitiu a criação do curso de Engenharia Agronômica. A primeira turma da graduação inaugurou o curso no primeiro semestre de 2024. As aulas são realizadas na Universidade e no Instituto Agronômico. Além dos laboratórios de ambas as instituições, os estudantes do curso contam com uma área permanente na Fazenda Santa Elisa, pertencente ao IAC, dedicada a reuniões de estudos, palestras e outras atividades acadêmicas. O curso, assim como os demais da instituição, é pautado pela missão da Universidade de produzir e disseminar conhecimento sempre na perspectiva da construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Trata-se também do primeiro curso da área na região de Campinas.

Prêmio IAC

O Prêmio IAC na categoria externa visa homenagear pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram pela contribuição nas esferas científicas e tecnológicas ou em atividades práticas que propiciam o desenvolvimento da agricultura sustentável, a melhoria da renda do agricultor e do agronegócio paulista. A indicação de candidatos é feita, mediante consulta, por pessoas físicas ou jurídicas ligadas ao agronegócio brasileiro, entidades de classe, associações, sindicatos, empresas, cooperativas, universidades, instituições de pesquisa e extensão rural. Os nomes indicados são avaliados pela comissão responsável pelo Prêmio IAC, composta por servidores do Instituto Agronômico e avaliada por seu Conselho de Diretores.

A premiação é tradicionalmente realizada no aniversário do Instituto Agronômico, fundado em 27 de junho de 1887 pelo Imperador D. Pedro II. O Prêmio IAC consiste em uma miniatura do Prédio D. Pedro II, sede do instituto, feita pelo artista plástico Giuseppe Botica e executada pela Fundiart – Fundição Artística em bronze sobre granito preto.

Categorias

O IAC outorga o prêmio na categoria interna desde 1994. Nesse caso, a homenagem prevê a escolha nas categorias Apoio (técnico ou administrativo) e Pesquisador Científico. Aos destaques externos, a entrega é feita desde 2001 a até três pessoas físicas ou jurídicas, escolhidas dentre as categorias: Agência de Fomento à Pesquisa, Destaque Especial, Personalidade do Agronegócio, Personalidade da Pesquisa, ou do Ensino ou da Extensão, Político ligado ao Agronegócio e/ou à Ciência e Tecnologia e Produtor Rural.

Veja todos os premiados

  • Categoria Interna: Pesquisador Científico – Dr. Aildson Pereira Duarte
  • Servidor de Apoio Administrativo: Reginaldo de Lima
  • Categoria Externa: Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior (Personalidade do Ensino)
  • Destaque Especial: Prefeitura Municipal de Louveira
  • Medalha de Honra ao “Mérito Franz Wilhelm Dafert”:
    Massako Toma Braghini
    Sandra Schiavetto
    Impulsa Comunicação

IAC

O Instituto Agronômico (IAC) é ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Sediado em Campinas, foi fundado em 1887 pelo Imperador D. Pedro II, tendo recebido a denominação de Estação Agronômica de Campinas. Em 1892, passou para a administração do Governo do Estado de São Paulo.

Sua atuação garante a oferta de alimentos à população e matéria-prima à indústria, cooperando para a segurança alimentar e para a competitividade dos produtos nos mercados interno e externo. Além da sede, possui o Centro Experimental de Campinas e outros 12 Centros de Pesquisa distribuídos entre Campinas, Cordeirópolis, Jundiaí, Ribeirão Preto e Votuporanga.

COmpartilhe

Facebook
WhatsApp
X
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

26 set 2025

Nesta semana, a empresa responsável pela construção das moradias do Residencial dos Bosques, em Rio Claro, concluiu a concretagem das

Cidades

25 set 2025

Indaiatuba mais uma vez se destaca entre as melhores gestões públicas do Brasil. A cidade garantiu a terceira colocação na

Cidades

25 set 2025

O Viveiro de Mudas do Horto Florestal de Limeira irá doar mudas de ipê branco para a ação de comemoração

Cidades

24 set 2025

O sonho da casa própria está mais perto de se tornar realidade para 200 famílias de Valinhos. A Caixa Econômica

Cidades

24 set 2025

A cidade de Piracicaba foi destaque, mais uma vez, no Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança

Cidades

23 set 2025

Vinhedo registrou um forte volume de chuva nesta segunda-feira (22), acumulando 55,1 milímetros entre 7h e 16h40, segundo dados do